Valle Nevado

As curvas que levam ao Valle Nevado revelam aos poucos um dos mais belos cenários de inverno do Chile. No alto da Cordilheira dos Andes, a 3.200 metros do mar, você será hipnotizado pelas montanhas cobertas de neve. O branco, em contraste com o céu quase sempre azul, sofre interferências apenas do colorido de esquiadores e snowboarders que riscam as pistas em alta velocidade. E esse espetáculo pode ser proporcionado por você! Experimente algumas aulas, aventure-se nos esportes de inverno e desça as montanhas da Cordilheira dos Andes. Caso não esteja preparado para tanto, sente-se no terraço, aproveite o pôr do sol e peça um bom vinho com fondue para brindar às belezas do inverno chileno.

O Valle Nevado Ski Resort é considerado um dos melhores centros de esqui da América do Sul. São 39 pistas-dispostas na maior área esquiável da América do Sul-capazes de agradar a todos os níveis de esportistas, até mesmo aqueles que nunca pisaram em neve na vida. E não será difícil se apaixonar pelos esquis ou até mesmo pela prancha de snowboard. Ao ver encantadoras crianças de três anos descendo as pistas com desenvoltura, você perceberá que todos podem. Por isso, vá preparado para tentar!

Onde ficar

Em meio à Cordilheira dos Andes, os prédios do complexo que compõe o Valle Nevado Ski Resort se destacam e atraem a atenção dos visitantes. A imagem é o principal cartão postal da estação. Quem vai ao lugar pela primeira vez, apenas para o passeio de um dia, certamente ficará com vontade de retornar para curtir um pouco mais, com tudo o que um hóspede tem direito. Passar alguns dias rodeado pela paisagem coberta de neve é uma experiência digna das melhores lembranças de viagem. Entretanto, há um porém. As hospedagens do Valle Nevado não são baratas e são especialmente voltadas para quem pretende praticar um dos esportes de inverno disponíveis no local. Por isso, se esta é a sua primeira vez na neve, prepare-se para as aulas de esqui ou snowboard e curta tudo o que é oferecido no Valle Nevado. Para quem já tem experiência na descida das pistas, seja bem-vindo à melhor estação de esqui da América do Sul.

Antes de mais nada, é importante deixar claro que a estação do Valle Nevado opera apenas durante os meses de inverno no Chile. Isso inclui também a rede hoteleira. Sendo assim, hospedar-se no Valle Nevado só é possível em um curto período do ano, geralmente da última semana de junho ao final de setembro. A data exata de abertura e encerramento da temporada varia todos os anos e, mesmo que as pistas continuem com gelo após o encerramento da temporada, os hotéis deixam de operar.

Dicas do Valle Nevado

Gerais

A língua oficial no Chile é o espanhol. No Valle Nevado, muitos funcionários e instrutores de esqui falam inglês e compreendem bem o português. Alguns até arranham falar um pouco.
O padrão de voltagem do Chile é 220V. O padrão de tomada mais comum é o C (com dois pinos redondos) ou L (com três pinos redondos).
O fuso horário do Chile é de -3 GMT, mesmo fuso do Brasil. Quando entra em horário de verão, passa para – 4 GMT.

Dinheiro

A moeda oficial é o Peso Chileno (CLP). Cartões de crédito e débito são amplamente aceitos no Valle Nevado, assim como peso e dólar.
Lembre-se sempre de desbloquear o cartão para uso no exterior e nunca leve apenas uma opção de pagamento. Com o aumento do IOF, é cada vez mais comum que os brasileiros levem moeda em espécie. Fique atento à segurança e procure guardar o dinheiro no hotel em local seguro, preferencialmente dentro do cofre.
As gorjetas no Chile são de 10% do valor total da conta.

Documentação

Brasileiros não precisam de visto para entrar no Chile. Tanto o passaporte quanto o RG (em bom estado de conservação e com fotografia recente) são aceitos para entrar no Chile.
A carteira de motorista brasileira (CNH) tem validade para quem pretende dirigir no Chile. Por isso, não se esqueça de levá-la. A PID (Permissão Internacional para Dirigir) não é obrigatória.
Nenhuma vacina é obrigatória para brasileiros que pretendem ingressar no Chile.

Segurança:

O Valle Nevado é um destino muito seguro. No entanto, é preciso ficar atento aos equipamentos e acessórios, especialmente para não trocá-los por outros quando estiverem guardados em ambientes de uso coletivo.
Evite levar celulares e câmeras para as pistas de esqui. Eles poderão cair durante a descida e será difícil encontrá-los em meio à neve. Caso seja necessário, use equipamentos fixos ao corpo.
Os números de emergência no Chile são 133 para Polícia, 131 para ambulância e 130 para bombeiros.
Os contatos da embaixada brasileira no Chile são: Endereço: Los Militares 6191, Térreo. Las Condes, Santiago – Chile. Tel: (+56) 22820-5800. Fax: (+56) 22441-9197. E-mail: cg.santiago@itamaraty.gov.br.

Saúde

Nunca viaje para o exterior sem um plano de saúde internacional. Infelizmente, nem tudo em uma viagem é possível de ser previsto. No caso de viajantes que pretendem praticar esportes de aventura, o seguro de saúde é de fundamental importância. É comum acidentes no Valle Nevado. Ao fechar um seguro, exija a cláusula para a prática de esportes de inverno.
Há duas clínicas para atendimento de emergência no Valle Nevado. As pistas são monitoradas e resgates são feitos de maneira muito rápida. Evite ir para as pistas desacompanhado. Deixe ao menos uma pessoa avisada a respeito de qual pista você estará esquiando.
Não há farmácias no Valle Nevado. Caso faça uso de algum medicamento frequente, leve-o do Brasil.
Mantenha o corpo sempre hidratado. Apesar de ser raro sentir sede no inverno, é importante ingerir muito líquido. É comum também que a pele fique ressecada, assim como os lábios. Abuse dos hidratantes.
Cuidado com o sol. O reflexo na neve tem um efeito desagradável e a pele fica muito queimada. Não se deixe enganar pela baixa temperatura. Protetor solar é de fundamental importância, especialmente em uma área de grande altitude.

Telefonia e internet

Sinal de Wi-Fi é bastante difícil e limitado no Valle Nevado. O único hotel que fornece internet dentro do quarto é o Valle Nevado. Nos outros, os hóspedes contam com sinal apenas nos ambientes comuns. Os restaurantes também oferecem internet, mas nenhuma rede é de boa qualidade.
Telefones celulares funcionam com dificuldade, especialmente o 3G e 4G para uso da internet.

Vestuário e equipamentos

Roupas especiais são essenciais para quem pretende praticar os esportes de neve. Calça impermeável, luvas e blusas térmicas são o pacote básico. Caso não tenha as roupas recomendadas para a prática de esportes de inverno, será possível alugar todas elas no Valle Nevado.
Óculos escuros são de fundamental importância. A luz do sol refletida na neve é bastante incômoda, por isso, esteja sempre com óculos para a proteção dos olhos. Dê preferência aos modelos especiais para a prática de esportes de inverno.
Evite ficar com roupas úmidas. Elas aumentam a sensação de frio e o desconforto em baixas temperaturas. Prefira roupas com tecidos respiráveis.
Botas especiais para a neve são muito bem-vindas tanto para praticantes quanto para não-praticantes dos esportes. Elas evitam escorregões, protegem os pés do frio e ajudam na hora de se deslocar na montanha.
Nunca deixe as extremidades do corpo sem aquecimento. Elas são a chave para se manter aquecido. Cubra a cabeça, as orelhas, as mãos e use meias térmicas. Com essas partes do corpo bem aquecidas, será meio caminho andado para não passar frio.
Todos os equipamentos necessários para praticar esqui e snowboard podem ser alugados na estação. Caso não tenha nada, não se preocupe

Quando ir ao Valle Nevado

O Valle Nevado atrai grande parte dos visitantes no auge do inverno, quando as montanhas estão cobertas de neve e permitem a prática de esportes como esqui e snowboard. A abertura oficial da temporada acontece na última semana de junho e se encerra na última semana de setembro. O dia exato varia a cada ano. É nesse período que todas as hospedagens, restaurantes e instalações estão abertas para receber os turistas e esportistas.

Dentro do período de temporada, há variação de preços nas hospedagens. No início e no final do período, a permanência na estação é mais barata. Tal fato se deve ao risco de não haver neve com tanta qualidade para a prática dos esportes de inverno. Caso não haja neve, a estação permite o cancelamento das reservas.

A depender da quantidade de neve durante o inverno, as pistas para prática de esportes podem ser abertas antes e fechar após a temporada oficial. Entretanto, nem todos os serviços, como hospedagens e restaurantes, estarão em funcionamento. Grande parte da estação funciona apenas na temporada oficial, independente da neve. Fora da temporada, nenhum dos hotéis oferece hospedagem. 

 

Como Chegar:

Localizada no alto dos 3.200 m da Cordilheira dos Andes, a estação de esqui do Valle Nevado dista apenas 40 km da cidade de Santiago. Apesar da proximidade com a capital chilena, chegar até lá no período de inverno não é tarefa das mais simples, especialmente para quem não está acostumado a dirigir na neve. É altamente desaconselhável ir para o Valle Nevado dirigindo, salvo se o motorista tiver muita experiência em estradas com neve. O conselho vale principalmente para o período com risco de nevascas-normalmente, final de junho a início de outubro-, quando a subida da Cordilheira fica muito perigosa.

A estrada que dá acesso ao Valle Nevado é extremamente sinuosa e, apesar da proximidade com Santiago, a subida leva em torno de 1h30. São 60 curvas que tornam o caminho uma aventura repleta de deslumbrantes paisagens. Com nevasca, o tempo do trajeto é imprevisível e os carros podem ficar presos na estrada por muitas horas. Enjoos são frequentes durante o trajeto. Os motoristas mais experientes recomendam o consumo de balas de menta para diminuir a sensação de mal estar. Um comprimido pra enjoo pode ser uma boa opção, especialmente para quem costuma se sentir mal com curvas em excesso.

Caso opte pela subida de carro, fique atento às regras de segurança e horários permitidos para circulação em cada sentido. Todos os carros devem usar correntes nas rodas para realizar a subida. Se o acessório não for disponibilizado pela locadora do automóvel, alugue nas lojas localizadas no início da estrada de acesso para o Valle Nevado.

Horário de funcionamento da estrada para subidas e descidas

De segunda a sexta-feira (exceto feriados): Subida e descida durante o dia todo.
Sábados, domingos e feriados: Subida das 8h às 13h. Descida das 16h às 20h. Não há restrição de sentido na via entre 20h e 8h do dia seguinte.

 

fonte:

http://guia.melhoresdestinos.com.br/valle-nevado-188-c.html