Conheça os mais belos fiordes presentes na ilha de Nova Zelândia

No Fiordland National Park, no Oeste da Ilha Sul da Nova Zelândia, está alguns dos mais bonitos fiordes do mundo, consequência de antigas geleiras de dez mil anos. Conheça quatro dos mais impressionantes sounds, como são conhecidos no país, com alguns a apenas algumas horas de viagem dos principais centros urbanos.

MILFORD SOUND

O fiorde de 16 quilômetros, no extremo Norte do Fiordland National Park, abriga paisagens impressionantes. O destino conta com imensas montanhas, como Mitre Peak, que se eleva a quase 1,7 mil metros verticais a partir das águas escuras do fiorde.

Além disso, possui cachoeiras, penhascos cobertos de florestas e vida selvagem formada por golfinhos-nariz-de-garrafa, lobos-marinhos e pinguins-azuis.

O local, o único fiorde que pode ser acessado de carro, está situado a cerca de cinco horas de Queenstown e a duas horas de Te Anau. Os visitantes também podem fazer um cruzeiro de dia ou à noite ou um passeio de caiaque com guia. A Milford Sound Discovery Center e o Underwater Observatory, em Harrison Cove, por exemplo), proporcionam uma visão fascinante do fiorde e a chance de observá-lo a dez metros de profundidade.

DOUBTFUL SOUND

É um gigante comparado ao Milford e é conhecido como o mais profundo dos fiordes da Nova Zelândia, com 420 metros.

Para acessar o Doubtful Sound, você precisa atravessar o Lake Manapouri antes de fazer uma viagem de ônibus ao longo do vertiginoso Wilmot Pass.

Os passeios ao Doubtful Sound partem de Manapouri, que fica a duas horas de carro de Queenstown e a 20 minutos de Te Anau.

Na soma, a viagem por Lake Manapouri, através do Wilmot Pass e nas águas do fiorde, durará cerca de oito horas. Lá pode-se conhecer o fiorde em um cruzeiro de dia ou de noite, em caiaque e em um voo panorâmico.

DUSKY SOUND

Além de ser um dos trechos mais preservados da Nova Zelândia, considerado um paraíso para espécies vulneráveis e espécies de água doce, também é um lugar rico em história.

Ao entrar no fiorde, os visitantes estarão rodeados de vidas selvagens, como golfinhos e baleias-jubartes.

A localização remota exige um tempo de viagem mais longo, mas vale o esforço. Os passeios de cruzeiro para o Dusky Sound começam em Manapouri e seguem a mesma rota que os passeios para o Doubtful Sound, depois continuam pelo mar aberto até as distantes águas do sul.

BREAKSEA SOUND

O Breaksea Sound é outra joia escondida que não pode ser visitada em um dia. Pode ser explorado como parte de viagens mais longas que ocorrem em outros fiordes remotos.

É outro local onde você provavelmente encontrará golfinhos, então mantenha sua câmera a postos.

Uma nova maneira de explorar o Breaksea Sound é de helicóptero a partir de Queenstown ou Te Anau. Uma vez lá, é possível subir a bordo de um barco fretado e cruzar o fiorde.

 

Fonte: Panrotas