Dicas de Amsterdam

Cidade que se encontra a meio metro abaixo do nível do mar, é formada por um conjunto de ruas e 160 canais dispostos em “U”, que permite o acesso das embarcações até o centro. Tudo acontece em Amsterdam. Os passeios de barco pelos canais, os mercados coloridos de flores, os night clubs de jazz até a madrugada, os concertos de música clássica ao ar livre, o prazer dos inúmeros museus, as boates de strip-tease. Uma cidade que encanta qualquer visitante.

PONTOS TURÍSTICOS

MUSEUS:

RIJKSMUSEUM (MUSEU NACIONAL) Reúne quase 1 milhão de obras de arte. Endereço: Stadhouderskade, 42
RIJKSMUSEUM VICENT VAN GOGH 150 pinturas e quatrocentos desenhos do grande pintor. Endereço: Paulus Potterstraat, 7

SEX MUSEUM Apresenta a arte de amar através dos séculos. Endereço: Damrak, 18

MADAME TUSSAUD Figuras de cera. Endereço: Dam, 20

STEDELIJK MUSEUM Coleção de arte moderna. Endereço: Paulus Potterstraat, 13 Mas… esta incrível cidade ainda oferece outras várias opções de museus que também valem a pena de ser conhecidos! Divirta-se….

IGREJAS:

NIEUWE KERK (IGREJA NOVA) Esta é a igreja onde são coroados os reis dos Países Baixos, desde 1815.

IGREJA NOORDERKEEK OUDE KERK (IGREJA VELHA) Com casinhas de época MONUMENTOS HISTÓRICOS

MONTELBAANSTORE Torre com cúpula dupla, símbolo de Amsterdam.

PALÁCIO DOS TRIPP Com fachada do século XVII

PASSEIOS DIVERSOS

DESFILE DE FLORES Se estiver visitando Amsterdam em setembro vá assistir ao desfile de flores.

PASSEIO PELOS CANAIS Canal Singel, Herengracht (canal dos Cavalheiros) Canal Keizergracht (canal do Imperador) Canal Pinsengracht (canal do príncipe).

PASSEIOS DE BARCO De Abril a Outubro, podem ser feitos passeios à noite.

COMPRAS EM AMSTERDAN

Provavelmente o melhor lugar para fazer as compras seja Amsterdan (sem desmerecer outras povoações). O centro de Amsterdan é o coração comercial tradicional da cidade, onde situam-se um grande número de lojas de souvenirs, assim como, importantes e modernos centros comerciais. As ruas mais conhecidas e frequentadas são a Nieuwendijk, Kalverstraat, Rokin e Leidschestraat, mas este paraíso de compras extende-se para outras zonas como é o caso do famoso bairro de Jordaan, que, graças ao seu ambiente informal constitui toda uma delícia. Os canais conectam as animadas ruas que alojam uma ampla variedade de lojas surpreendentes, especializadas sobretudo na venda de um só produto determinado, como pode ser whisky, cerveja, café ou chocolate.

Se você gosta das antigüidades e peças de arte, nada melhor do que ir ao bairro de Spiegelkwartier onde abundam as lojas especializadas e as galerias de arte. Nas ruas P.C. Hoofstraat e Van Baerlestraat (que conduzem à rua de Beethovenstraat), concentram-se numerosas e importantes lojas de moda internacional, ourivesárias, sapatarias exclusivas e boutiques de última moda. Distingue-se também, a Magna Praça Shopping Center, o centro comercial indicado para ir à compras por puro prazer.

A maior parte das lojas abrem das 13:00 às 20:00 h. Na segunda feira, das 9:00 às 18:00 h. Na terça feira, quarta feira e sexta, das 9:00 às 21:00 as quintas, das 9:00 às 17:00 h. Os sábados e os domingos das 12:00 às 17:00 h. Mercados em Amsterdan

Os mercados de Amsterdan são outra magnífica alternativa para realizar as compras. Alguns funcionam só determinados dias da semana ou em determinados períodos do ano.

* Mercado Waterlooplein. Uma espécie de feira, onde pode-se adquirir diferentes peças de todos os tamanhos, para todos os gostos e para todos os bolsos (aberto de segunda-feira a sábado).

* Albert Cuyp. Um dos maiores mercados de Amsterdan. Infinidade de peças e artigos (de segunda-feira a sábado).

* Noordermarkt. O lugar indicado para quem procura curiosidades e roupa de segunda mão (segunda feira de manhã).

* Mercado de Flores Singel. Um recomendável passeio para impregnar-se do aroma de Amsterdan. Entre Koningsplein e Vijzelstraat (aberto de segunda-feira a sábado e domingos de manhã).

* Oudemanhuispoort. Trata-se de um mercado especializado em livros e gravados (de segunda-feira a sábado).

* Nieuwezijds Voorburgwal. Mercado especializado em selos e moedas. Aberto quarta-feira e sábados por a tarde.

* Nieuwmarkt. O lugar ideal para os amantes das antigüidades. Funciona os domingos de maio a setembro.

Compras em Haya O primeiro que há que fazer em Haya é visitar o Centro Comercial Arcade, uma preciosa construção de fins do século XIX (similar à de Milão), situado em pleno coração da cidade, conta com numerosas e elegantes lojas e boutiques.

A uns passos da emblemática Estação de Estrada de Ferro estão os Grandes Armazéns Babylon que dispõem de um importante número de estabelecimentos exclusivos de roupa e calçado. E continuando com centros comerciais, nada melhor do que desfrutar de uma tarde no Promenade Paleis, situado ao longo do passeio marítimo ScheveningNo no Centro Comercial Kijkduin, com uma grande variedade de lojas.

Se você gostar mais das lojas pequenas, nada melhor do que percorrer a rua comercial de Noordeinde, cheia de estabelecimentos de roupa, curiosidades, ourivesária, antigüidades, assim como, galerias de arte. Os amantes dos livros antigos, postais, obras de arte e antigüidades, deverão ir às ruas de Denneweg, Frederikstraat, Spuistraat e Korte Poten, todas elas concentram um bom número de lojas.

BY NIGHT

Leidseplein

É o ponto mais quente da noite de Amesterdão com importantes teatros, discotecas, bares, coffeeshops, restaurantes, cinemas e até artistas a actuar diariamente nas ruas. Leidseplein também dá lugar a hotéis, casinos, e devido ao seu posicionamento junto do Vonderlpark e Museumplein torna este lugar ainda mais apetecível pelos habitantes da cidade. Mais detalhes podem ser encontrados nas secções de Entretenimento. Os eléctricos 1,2,5,6,7 e 10 passam pela estação de Leidseplein.

Red Light District

É o lugar mais antigo da cidade, muito próximo da Estação Central e por detrás da St. Nicolaaskerk, onde se mistura a possibilidade de realizar passeios pela história de Amesterdão e encontrar o mais sofisticado entretenimento adulto. É um lugar para caminhar e explorar durante o dia e também durante a noite.

Canais de Amesterdão

O número de canais em Amesterdão levou a que esta cidade ficasse conhecida como “A Veneza do Norte”. E por isso, uma viagem a Amesterdão não está completa sem antes ser feito um cruzeiro de barco. Um passeio no canal pode ser fascinante como relaxante durante o dia e encantador e romântico à noite, quando muitas das casas e pontes se encontram iluminadas. Os quatro importantes canais do centro da cidade são Prinsengracht, Herengracht, Keizersgracht e Singel. Existe também inúmeros canais na zona de Jordaan, dos quais Brouwersgracht, Bloemgracht e Leliegracht são especialmente agradáveis.

COMER E BEBER

Prove um autêntico “Rijstaffel” (mesa de arroz), em um dos inúmeros restaurantes indonésios locais. Destacamos o TEMPO DOELOE ou o SAMA SEBO. Você vai se deliciar!! O famoso Chef inglês JAMIE OLIVER (que apresenta o programa “Truques de Oliver”), elegeu Amsterdã para inaugurar seu segundo restaurante FIFTEEN. Pretendendo provar, reserve com antecedência. CINEMA PARADISO é um divertido restaurante italiano instalado em um antigo cinema e está muito na moda! Tome uma autêntica cerveja AMSTEL, HEINEKEN ou GROLSCH, acompanhada de um KOPSTOOT (dose de Gin que deve ser tomado em um só gole!!). Você já experimentou fritas com maionese? Aqui você pode comprar na rua, embaladas em cones de papel. Uma delicia!

Para um programa diferente, vá jantar no ODESSA – uma barca atracada no novo bairro de EAST DOCKLAND. Você poderá jantar ao ar livre e nos fins de semana, tem um DJ para agitar as noites.

Se possível, jante uma noite no elegantíssimo VERMEER e experimente a sensação de ser hóspede de um aristocrata holandês.

Não deixe de provar TODOS os “Broodjes” – sanduíches abertos encontrados nos BROWN CAFÉS da cidade. BOND é um dos mais novos bistrôs da cidade. Excelente comida e ambiente.

DICAS

• De Dezembro a Março, as temperaturas são muito baixas e nos meses de Julho e Novembro há muitas chuvas. • A estação das flores vai de Fevereiro a Setembro. Entre Abril e Maio, florescem as tulipas. • A população de Amsterdam é bastante jovem. • meia noite. • Alugar uma bicicleta. • Visitar a casa de Anne Frank. • Trazer os famosos tamanquinhos. • Trazer bulbos de flores. • Adquirir um diamante recém- saído da fábrica e livre de impostos. • Comprar porcelana das famosas fábricas de Delft. • Provar os queijos. • Comprar cristais de Leerdam (Genebra holandesa)