Auto Check-in Online: evite filas e esperas!
Check-in online
O check-in online é feito através da Internet. A maioria das companhias aéreas oferece aos passageiros a possibilidade desse procedimento.
O check-in online, passo a passo:
1. O check-in online é feito no site da companhia aérea.
2. Vá para o site da companhia e clique no separador “check-in online”. A transportadora pedirá que digite o número (código) da reserva, o nome, cidade de partida e de chegada ou outros dados, tais como o seu e-mail ou o número do cartão de crédito.
3. Após a digitação dos dados, será mostrado o cartão de embarque que deve ser impresso imprimir e levado até o aeroporto. Algumas companhias não disponibilizam o cartão de embarque para impressão no ato do check-in online, sendo necessário o comparecimento do viajante ao guichê da empresa, no aeroporto.
Este serviço está disponível para passageiros nas seguintes condições:
– Bilhete eletrônico
– Reserva confirmada
– Bagagem de mão apenas
– Geralmente, entre 24 horas e 2 horas antes do voo, as companhias aéreas permitem check-in online
– Estas condições podem variar entre as cias aéreas.
Lembre-se!
– após o check-in online, alterações na passagem já são impossíveis.
– os passageiros devem ter os cartões de embarque impressos no aeroporto.
– os passageiros devem levar para o aeroporto os documentos de identidade usados para o check-in online.
– cada transportadora regula individualmente o tempo do começo e do fim do check-in online antes da partida.
– o check-in online pode não estar disponível em certos aeroportos. Portanto, verifique se o serviço é possível.
– em algumas cias aéreas, o check-in online pode ser a única forma de check-in.
Check-in Online Través do Celular:
A TAM lança o primeiro serviço de check-in sem papel na América do Sul. Agora ele pode ser feito por meio de qualquer celular que tenha acesso à internet.
Para realizar o check-in pelo celular, o passageiro deverá efetuar os seguintes procedimentos:
– Acessar pelo celular o site da TAM (m.tam.com.br);
– Selecionar a opção Check-in Mobile;
– Informar a data do voo;
– Informar o código de reserva ou o número do bilhete eletrônico;
– Marcar ou alterar o assento;
– Inserir o número do cartão TAM Fidelidade ou do programa de outra empresa integrante da Star Alliance, caso possua;
– Inserir os dados de documentação e contato de terceiros;
– Escolher a forma como deseja receber o cartão de embarque eletrônico: via e-mail ou mensagem de texto (SMS);
– A mensagem virá com um link, o qual, dará acesso ao cartão de embarque eletrônico. Este vem com um código bidimensional de segurança (conforme imagem ao lado);
– No momento de entrar na sala de embarque, basta mostrar o cartão de embarque eletrônico com o código recebido para o agente de segurança do aeroporto;
– No momento do embarque, serão solicitados por um agente da TAM um documento de identidade e o código bidimensional recebido.
Observações:
O check-in mobile pode ser realizado entre 48 horas e 45 minutos antes do horário de decolagem do voo e o cliente deverá estar presente na sala de embarque com 30 minutos de antecedência;
Caso, após realizar o check-in pelo celular, houver algum problema com o celular (sem rede disponível, sem bateria, quebrado ou roubado), o passageiro deverá ir ao balcão de check-in do aeroporto e apresentar documento a ser utilizado na viagem, para re-impressão do cartão de embarque;
Caso o passageiro tenha bagagem para despachar, ele pode realizar o check-in pelo celular e utilizar a fila e o balcão exclusivos para o despacho de bagagem no aeroporto;
Para cancelar o Check-in Mobile, o passageiro pode acessar o site da TAM e efetuar o cancelamento através do check-in internet. O cancelamento pode ser feito até 45 minutos antes do horário de decolagem ou no balcão de atendimento no aeroporto;
Fonte: Tam
A Gol está oferecendo aos seus passageiros a possibilidade de fazer check-in pelo celular (WAP e aplicativos mobile). O novo sistema, chamado de paperless, possibilita que o cartão de embarque seja gerado pelo telefone e faz com que o passageiro siga direto para a sala de embarque, caso não tenha bagagem para despachar.
Além do celular, a companhia também oferece a opção de realizar o autoatendimento por meio da internet e totens dispostos nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Seguro, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Ilhéus, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador e Vitória.
“Estes investimentos fazem parte do conceito ´fast travel´, no qual estamos nos aprimorando diariamente para possibilitar aos clientes uma passagem cada vez mais rápida pelos aeroportos, por meio de processos simples e com um atendimento de muita qualidade”, destaca o diretor de Aeroportos da Gol, André Lima.
Fonte: Panrotas