Conheça Provins, a cidade medieval a 90 km de Paris

Para quem visita Paris, uma excelente opção de bate-volta é Provins, cidade medieval que fica a 90 quilômetros da capital da França, e a viagem dura cerca de uma hora e 15 minutos de carro. Outra opção de chegada é o trem Transilien, saindo da estação Gare de L’Est.

Entre os séculos 12 e 13, senhores feudais disputavam com reis, do alto de suas muralhas, que hoje são elemento forte da arquitetura local e chamam atenção a quilômetros de distância, quando ainda estamos chegando pela estrada.

A cidade chegou a ser uma das principais praças financeiras da Europa, mas no século 14 perdeu sua prosperidade, devido às mudanças nas rotas comerciais e redução das feiras medievais. Por causa desse “abandono”, a cidade conservou a sua essência de Idade Média.

A imersão começa no momento em que chegamos nas imponentes muralhas, onde é possível subir pelas escadas bem conservadas e admirar a vista panorâmica, com passagens pelas portas de Saint-Jean ou Jouy. O território possui 58 construções declaradas monumentos históricos e Provins é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, desde 2001.

Restaurantes têm um charme autêntico
Restaurantes têm um charme autêntico

As torres da cidade serviram para observação de inimigos, temendo possíveis ataques, e funcionavam, em alguns casos, como prisões. Normalmente, há pouco movimento de moradores, mas o destino costuma ser um programa popular entre os parisienses e moradores de outras cidades próximas.

Os espaços que não podem ficar de fora do roteiro são a Praça do Châtel, que tem inclusive um poço protegido por grades, o Museu de Provins, que reúne coleções ligadas à cidade e seus arredores, incluindo itens de membros da maçonaria (sociedade secreta), e as igrejas Saint-Ayoul e Sainte-Croix.

A experiência pede um crepe, começando pelo salgado, que pode ser tradicional (com queijo, presunto e ovo), ou o doce, que tem como principais pedidas os sabores Nutella e também a geleia com aroma de rosas, que são elementos marcantes da cidade.

Muralhas levam a uma viagem pela Idade Média
Muralhas levam a uma viagem pela Idade Média

Ainda para os visitantes, há uma loja de conveniências com chaveiros, objetos decorativos e até mesmo capacetes, chapéus e roupas temáticas da época medieval. Ao longo do ano, a cidade aposta nos eventos culturais para atrair mais pessoas, desde espetáculos de cavalaria e festivais gastronômicos às rodadas de leitura de contos e lendas, que são responsáveis por manter viva a história de Provins.

Fonte: Panrotas