Gol lança embarque com biometria facial no Galeão (RJ)

A Gol lançou nesta quarta-feira (29) uma nova modalidade de embarque no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Agora, um totem com biometria facial reconhece os passageiros, dispensando o uso do cartão impresso ou digital que é apresentado atualmente no portão de embarque.

A companhia aérea, que é a primeira a oferecer esse serviço no País, desenvolveu uma ferramenta que captura a imagem de cada cliente em alguns segundos para agilizar a entrada nas aeronaves. A tecnologia é a mesma utilizada no selfie check-in — futuramente, o procedimento será integrado ao aplicativo da Gol.

A novidade está disponível em período de testes por cerca de 15 dias no portão 34 do Galeão. A ferramenta, utilizada apenas para voos domésticos, deve ser expandida em breve. Além de ser necessário fazer um cadastro prévio para utilizá-la antes do voo, também é preciso apresentar um documento de identidade pessoal.

O diretor de Aeroportos da Gol, José Luiz Belixior, cadastrando-se na biometria facial
O diretor de Aeroportos da Gol, José Luiz Belixior, cadastrando-se na biometria facial

SEGURANÇA E PRIVACIDADE

Para garantir a segurança e privacidade dos passageiros, o diretor de TI da Gol, Paulo Palaia, explica que o equipamento não salva as imagens, mas memoriza pontos específicos do rosto das pessoas para que sejam reconhecidas em próximos voos. “Esse lançamento faz parte dos nossos projetos de inovação com tecnologia, que têm sempre como conceito a rápida execução, teste e correção de erros antes de os levarmos para outras bases”, afirma o executivo.

Fonte: Panrotas