Um passeio por Gramado, no Rio Grande do Sul

Canteiros enfeitados por hortênsias coloridas, construções arquitetônicas no melhor estilo germânico, ar puro, clima bucólico, temperaturas amenas e a verdejante serra gaúcha como pano de fundo. Descrever as paisagens que conferem um brilho todo especial ao olhar dos visitantes que passeiam por Gramado, no Rio Grande do Sul, é assim mesmo: muito similar à resenha de uma obra de arte fascinante, esculpida pela natureza e emoldurada por um belíssimo conjunto de monumentos urbanos.

Localizada a aproximadamente 100 km da capital Porto Alegre, a pequenina cidade de 237 km² de extensão e pouco mais de 35 mil habitantes apresenta dados grandiosos – na casa dos milhões! – quando o assunto é receber turistas interessados em desfrutar seus muitos encantos.

De descendência europeia e nacionalidade brasileira, além de charme e hospitalidade Gramado detém ainda a posse de muitas outras riquezas.

Confira nesse passeio em companhia da Marta Rossi, a gramadense que irá nos conduzir nesta viagem pelas belezas de sua terra natal:

Histórica e cultural, romântica e gastronômica, campestre e badalada, Gramado é uma cidade onde as diferenças caminham de mãos dadas. Indo em direção à Avenida Borges de Medeiros, a principal via de acesso do destino e considerada por Marta como uma das atrações obrigatórias no itinerário de qualquer viajante – ao lado, é claro, de uma revigorante tarde no Lago Negro, de um agradável passeio de bondinho e de uma divertida visita aos parques temáticos da região.

Endereço de inúmeros bares, restaurantes, lojas e de alguns dos mais famosos símbolos locais, como a imponente Igreja Matriz São Pedro, é na artéria central do município onde ficam também dois lugares perfeitos para dar uma escapadinha dos pontos turísticos tradicionais: o Rhino Antiquário & Café, que reúne uma coleção maravilhosa de objetos artísticos em um ambiente mágico e acolhedor, e o Villa Sergio Bertti, espaço de arquitetura, design, gastronomia e eventos cercado por bosques e lagos e que proporciona aos convidados uma experiência multissensorial exclusiva, a qual, segundo nossa guia, “te leva a um universo paralelo”.

NA HORA DA FOME

Gramado oferece um menu repleto de opções tentadoras, destinadas aos mais variados gostos e estilos. Reconhecida internacionalmente pela virtude de seus dotes culinários, a cidade guarda muitos estabelecimentos ainda pouco frequentados pelos visitantes.

Então, para recarregar as energias e curtir uma refeição feita com capricho e com gostinho de quero mais, anote aí duas dicas fenomenais: o Café du Centre e seus incomparáveis croissants e a cinematográfica Pastelaria do Beiçola, que presta uma homenagem ao lugar de mesmo nome do seriado “A Grande Família” e conta com um cardápio de verdadeiras estrelas, protagonizado por pastéis doces e salgados.

Fonte: segueviagem