Seguro viagem: saiba quando acionar o serviço

Além de ser obrigatório em alguns destinos, o seguro viagem é um dos serviços indicados para os viajantes que não querem esquentar a cabeça com problemas durante os passeios. Caso algum imprevisto aconteça, basta contatar a empresa responsável pelo pacote para receber a assistência necessária. A APRIL, grupo internacional de serviços de seguros, listou oito situações em que o viajante pode acionar o seguro viagem. Confira:

1. Gastos devido a atraso ou cancelamento de voo

Imagine chegar ao aeroporto, buscar pelo guichê de check-in e descobrir que o voo foi cancelado devido a questões climáticas, e que só será possível embarcar quando o tempo estabilizar. Neste momento, respire fundo e guarde todos os comprovantes dos gastos com alimentação e hospedagem para reembolso, conforme orientações disponíveis nas instruções de uso em sua apólice.

2. Extravio de bagagem

Após um voo cansativo, uma das preocupações é chegar na esteira e não avistar suas malas. Se isso acontecer e o seguro contratado incluir essa indenização, não entre em pânico. Basta falar com a empresa sobre a perda da bagagem e apresentar os documentos emitidos pela companhia aérea. Caso a mala seja encontrada, mas demorem para entregá-la, também é possível ter o reembolso dos gastos pelo atraso na devolução ou até por danos ao objeto.

3. Necessidade de assistência médica

Caso o passageiro precise de assistência médica, o recomendado é primeiro falar com a provedora do seguro viagem, que irá encaminhá-lo aos prestadores autorizados. Isso evita que você tenha que colocar a mão no bolso e arcar com os custos do imprevisto. Caso isso aconteça, você poderá solicitar o reembolso após o retorno, de acordo com a cobertura contratada.

4. Assistência odontológica

Quem sente uma dor de dente deve seguir os mesmos procedimentos da assistência médica. Entre em contato com a empresa, que irá indicar uma clínica conveniada para prestar o atendimento.

5. Acidente durante prática de esportes

Vai esquiar nos Alpes suíços ou surfar na Austrália? É necessário informar ao seu agente de viagem ou corretor sobre a prática de esportes durante a viagem, pois nem todos os seguros básicos cobrem esse tipo de atividade, oferecendo coberturas opcionais. Para solicitar atendimento, o procedimento é o mesmo da assistência médica.

6. Furto qualificado de equipamentos eletrônicos

Este é um adicional oferecido por algumas empresas. Em caso de furto qualificado de bens eletrônicos, se este serviço for contratado, basta acionar a empresa para obter o reembolso até o limite contratado referente ao valor do aparelho. Nesse caso, é necessário ter em mãos o boletim de ocorrência, a nota fiscal, entre outros documentos solicitados.

7. Extensão de hospedagem por cancelamento de voo

Se no último dia de viagem o seu voo for cancelado, fique tranquilo. Para esse tipo de situação, é possível adquirir um adicional para extensão de hospedagem devido a cancelamento de voo, que cobrirá a sua estadia extra por até cinco dias.

8. Garantia de retorno ou regresso antecipado

Também é possível acionar o seu seguro viagem caso seja necessário antecipar a volta ao destino de origem. Nesses casos, a seguradora oferece os custos com a nova passagem ou assume os custos do valor da multa da companhia aérea devido a mudança das datas do retorno. Ao ativar o seguro, basta estar ciente dos motivos incluídos nas condições gerais da apólice para ter esse benefício.

 

Fonte:  Diario do Grande ABC