Novo Procedimento Alfandegário no México

Desde o mês de abril, o Serviço de Administração Tributária (SAT) iniciou um programa piloto para aplicar um novo modelo de assistência aos passageiros no Terminal 2 do Aeroporto Internacional da Cidade do México. Esse novo modelo consiste na remoção dos semáforos fiscais e a implementação de medidas de controle e revisão alfandegária imperceptíveis pelos passageiros, o qual se une as práticas internacionais. Atualmente, em coordenação com a Polícia Federal, a bagagem é revistada com equipamentos móveis de raio-X, sem abri-la, durante o traslado entre a aeronave e a esteira onde os passageiros recolhem as bagagens. Essa revista ocorre durante o processo de migração do passageiro.

Além disso, como uma forma de simplificar, a Declaração Alfandegária para estrangeiros foi eliminada, de modo que só será necessário declarar quando passageiro levar mercadorias diferentes de sua bagagem e que exceda a franquia, além de levar mais de USD 10.000 em espécie.

* Passageiro desce do avião e realiza o procedimento de migração.

* Sua bagagem é revisada, sem ser aberta, através de equipamentos móveis de Raio-X.

* Assim, é eliminada a sinalização do semáforo!! #semsemáforoémelhor

* A declaração Alfandegária também foi eliminada. Somente é declarado quando passageiro leve uma mercadoria diferente da sua bagagem e que excede sua franquia, além de USD 10.000 em espécie.

* Os funcionários responsáveis pela Alfandega, podem solicitar a abertura da sua bagagem a qualquer momento.

* Neste primeiro momento, este modelo opera nas instalações alfandegarias do Terminal 2 do Aeroporto Internacional da Cidade do México. Teremos esse mesmo (a ser implementado) nos seguintes aeroportos: Cancun, Los Cabos, Guadalajara e Monterrey.

 

Fonte: www.cntour.com.br