Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é uma vila com praias e paisagens paradisíacas. É habitado por pessoas hospitaleiras, que têm prazer em mostrar aos visitantes as maravilhas da natureza que há nesse lugar.

Morro de São Paulo está situado em uma ilha, sendo o acesso feito apenas por barcos ou avião. Lá não circulam carros, o transporte é feito através de carros de mão. Por isso e por outras características únicas, o Morro de São Paulo transforma-se em um lugar especial para relaxar e conviver com as maravilhas que a natureza oferece nesse lugar, tendo assim uma grande variedade de Pousadas e Hotéis para hospedar os seus visitantes.

No Morro de São Paulo há programas perfeitos para todas as idades. Casais com crianças pequenas podem desfrutar da tranquilidade das praias calmas. Solteiros podem curtir as praias e as badaladas festas noturnas.

Há passeios lindíssimos para fazer que são oferecidos pelas agências de Morro de São Paulo. Podemos visitar as ilhas vizinhas, fazer o passeio em volta da ilha, fazer trilhas ecológicas com guias credenciados, conhecer a História de Morro de São Paulo visitando monumentos históricos da época colonial, e muito mais. O transfer para Morro de São Paulo tem como ponto de partida Salvador da Bahia.

 

Dicas Práticas

Algumas dicas e informaçãoes importantes para sua estadia em Morro de São Paulo.

 

01 – Bagagem

Para curtir Morro de São Paulo não precisa muita coisa. Faça uma mala bem otimizada e não esqueça que na ilha não existem carros, por isso terá que carregar sua bagagem.

 

02 – Roupas Leves

Morro é uma ilha rústica, precisamos de muito pouco. Roupa de praia, chinelos e roupas leves para o dia e a noite. Durante o inverno vale trazer um casaco fino.

 

03 – Dinheiro

Nem todos os lugares aceitam cartão e não há bancos na ilha, apenas lotérica e caixas eletrônicos do Banco do Brasil e Bradesco.

 

04 – Repelente

A ilha está cercada de natureza exuberante por todos os lados, um verdadeiro paraíso, por isso é inevitável que haja mosquitos e alguns insetos.

 

05 – Protetor Solar

Todos os programas diurnos envolvem praia, não esqueça nunca de seu protetor solar para poder desfrutar de suas férias sem nenhuma queimadura solar.

 

06 – Voltagem

A voltagem padrão no Morro de São Paulo é de 220V.

 

07 – Comércio

Embora seja uma pequena ilha, existe tudo que precisamos: posto de saúde e policial, farmácia, mercado, lojas e padaria.

 

08 – Alimentação

As opções de restaurante são muitas e de todos os preços. Existem opções de comida típica, comida natural, pizzaria, churrascaria, self service, pastas, frutos do mar…

 

09Taxa de Turismo

Desde o mês de dezembro de 2016 a taxa de turismo não é mais cobrada em Morro de São Paulo.
Atualização: A taxa de turismo voltará a ser cobrada a partir de 01/11/2017. O valor é R$ 15 por pessoa.

 

As Praias

As principais praias de Morro de São Paulo estão localizadas no lado leste da ilha e têm o nome de: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia e Quinta Praia que também é conhecida como Praia do Encanto.
Todas essas praias, com suas conhecidas águas mornas e transparentes, nos proporcionam o “verdadeiro banho de mar”, e nos permitem uma conexão total com a natureza.


A Quarta e a Quinta Praia, são praias praticamente desertas, são verdadeiros oásis do sossego. A Segunda Praia é conhecida pela sua badalação e agito, tanto durante o dia como à noite.
Ao lado norte da vila de Morro de São Paulo há também a Praia do Porto de Cima, Praia da Ponta da Pedra e a Praia da Gamboa. Estas praias são mais conhecidas pelos moradores, são pouco freqüentadas pelos turistas.

 

Monumentos

 

Além de suas lindas praias, Morro de São Paulo também é ser conhecido pela história local. Vale a pena uma visita aos monumentos históricos como:

  • A Igreja Nossa Senhora da Luz (na chegada, após a rampa do cais);
  • O Casarão (uma pousada que é uma das casas mais antigas de Morro de São Paulo construída em 1608);
  • A Fonte Grande, datada de 1746 e na época o maior sistema de abastecimento de água;
  • A Fortaleza de Tapirandu, erguida em 1630 e que guarda toda a história da ilha
  • E ainda O Farol construído em 1855 e que até hoje serve para guiar os navegadores que viajam a Morro de São Paulo.

 

Artesanato no Morro

Artesanato no Morro de São Paulo

À noite a Praça Aureliano Lima, transforma-se em um dos pontos turísticos mais procurados de Morro de São Paulo. Lá, entre luzes e o colorido das barracas, o turista encontra muitas opções, originais e de bom preço para levar de recordação de Morro de São Paulo ou de presente para alguém querido. A feira conta com vinte expositores e no verão geralmente esse número aumenta consideravelmente. Os trabalhos expostos são variados: objetos de decoração, bijuterias feitas em prata e também confecção para crianças e adultos. Os artesãos são moradores do Morro de São Paulo, e a feira tem início todos os dias às 18 horas e estende-se até o final da noite.
Além de ser mais uma opção para o turista do Morro de São Paulo, a feirinha destaca-se pela importância cultural e pela organização da Associação dos Artistas e Artesãos Moradores do Morro de São Paulo (Amosp). Essa associação existe há doze anos e foi fundada por artesãos moradores da ilha e é formada por quarenta artesãos que são os responsáveis pela organização da feira. Sua sede está na Rua da Biquinha, e a associação sobrevive das mensalidades dos associados e de participações em eventos como as festas populares.
Não apenas através do artesanato os artistas do Morro de São Paulo expressam sua arte. Existe também a arte com as palavras. A poetisa Ângela Toledo, expõe seus versos na feira, nas ladeiras do Morro de São Paulo e encanta os turistas. Como ela mesma costuma dizer: “Bem vindo ao ar desse paraíso. Se você respirar fundo vai sentir o cheiro da poesia de Morro de São Paulo.”

 

Fonte: www.morrodesaopaulo.org.br