Existe antecedência ideal para compra de passagem?

Sem dúvidas, viajar é um dos maiores prazeres da vida. Porém, para que tudo dê certo, é necessário fazer um bom planejamento. Nessa hora, existe uma grande dúvida que atormenta os turistas: qual é o melhor tempo de antecedência para compra de passagem aérea?

A passagem é um dos maiores gastos de uma viagem. Por esse motivo, a maioria das pessoas procura comprá-la com o maior desconto possível. Com isso, vem o questionamento se existe ou não uma antecedência ideal para a compra da passagem. O que analisar ao tomar essa decisão?

Quer curtir a sua viagem e ainda economizar um bom dinheiro? Então confira neste post algumas boas práticas e conheça os fatores que podem alterar o valor dos tíquetes. Assim, você será capaz de decidir qual é a melhor antecedência para compra de passagem!

Não compre em cima da hora

Antes de qualquer coisa, você deve saber que nunca se deve esperar até o último minuto para comprar uma passagem.

Algumas pessoas postergam a compra na esperança de aparecer alguma grande promoção de última hora. Mas a verdade é que essas ofertas quase nunca aparecem. Além disso, a passagem costuma sair muito cara para quem tem urgência de viajar.

Quando usamos a expressão “em cima da hora”, não estamos dizendo para não comprar o seu tíquete imediatamente antes de embarcar. Se fizer isso, com certeza vai pagar um preço exorbitante.

“Em cima da hora” significa duas ou três semanas antes da data que você precisa viajar. Se faltar menos que isso, não pense duas vezes e garanta já a sua passagem!

Não compre com antecedência demais

Você também não deve fazer a compra muitos meses antes. É compreensível que as pessoas já queiram garantir a sua passagem, principalmente quando se trata de uma viagem especial. Porém, para o bem do seu bolso, essa ansiedade deve ser contida.

Ao comprar uma passagem com grande antecedência, você não vai pagar tão caro quanto se comprasse em cima da hora. Mas ainda vai custar bem mais do que deveria.

Se comprar muito antes, vai perder a chance de aproveitar promoções que podem surgir, além de não dar tempo para que todas as opções de voos sejam disponibilizadas pelas companhias.

Lembrando que, quando falamos em muita antecedência, estamos tratando de um período de seis meses a um ano antes da viagem. Dificilmente haverá uma promoção com uma validade tão longa, por isso comprar tanto tempo antes também não é um bom negócio.

Leve em conta a época da viagem

Em se tratando da melhor antecedência para compra de passagem aérea, um dos fatores importantes a analisar é a época da viagem. Para compreender melhor, você deve saber que os setores de turismo dividem o ano em duas “categorias”: alta e baixa temporada.

No território brasileiro e em países do hemisfério sul, a alta temporada vai de julho a janeiro. No Brasil, especificamente, também se conta o período de carnaval e os feriados.

Porém, isso pode variar de acordo com o destino, pois cada um tem épocas em que o turismo é mais intenso. Por exemplo, em Campina Grande/PB, o mês de junho é agitado, porque é quando ocorre a festa junina. Já os outros meses são considerados de baixa temporada.

No hemisfério norte, ocorre o inverso. O verão e os meses que o antecedem são bastante movimentados. Por lá, isso ocorre entre junho e setembro. A baixa ocorre nos outros meses do ano, principalmente durante o inverno (de dezembro a março).

Ao comprar a sua passagem, é muito importante que você saiba se vai estar viajando em alta ou baixa temporada. Na alta, os preços costumam ser mais caros. Já durante a baixa, eles caem pela falta de procura, e ainda há outras promoções para atrair os consumidores.

Baixa temporada no Brasil

O melhor momento para comprar a passagem aérea depende da rota do seu voo e da época em que vai viajar. Mas, neste texto, daremos algumas sugestões de como calcular esse período.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo buscador de viagens Momondo, o preço médio das passagens é menor quando elas são compradas 56 dias antes da data. Para chegar a esse resultado, o website comparou mais de 13 bilhões de voos em cerca de 100 rotas.

Porém, precisamos destacar que o número de dias é apenas uma estimativa, que pode variar de acordo com a rota.

Alta temporada no Brasil

Encontrar bons preços nessas épocas costuma ser um grande desafio. Talvez você consiga achar alguma promoção que faça com que o preço seja o mesmo ou até menor que o da baixa temporada. Porém, no geral, você sempre vai acabar pagando mais.

Leve em conta a disponibilidade de hotéis

Antes de comprar a passagem aérea, você deve pesquisar se haverá acomodações disponíveis durante o intervalo de tempo em que estiver no destino.

Essa disponibilidade está diretamente relacionada aos períodos de alta ou baixa temporada do destino. Na alta temporada, normalmente, os hotéis estão lotados, portanto você deve reservar um quarto com antecedência. Já na baixa temporada, há muitos quartos disponíveis, o que aumenta a sua chance de conseguir um bom preço para a estadia.

Porém, você nunca deve reservar o hotel antes de comprar a sua passagem aérea. Se fizer isso, estará correndo um risco. A situação ideal é comprar primeiro a passagem aérea e depois procurar o hotel que mais combina com seu estilo. Caso não encontre, com certeza haverá outros disponíveis. Talvez até encontre um local melhor do que aquele que tinha em mente!

Agora, se você reservar primeiro o hotel e depois olhar os preços da passagem, o que vai fazer se só houver tíquetes bem mais caros do que o normal?

Você deve pesquisar a passagem aérea e a disponibilidade de hotel ao mesmo tempo. Mas, na hora de comprar, comece pela passagem.

Outros fatores que influenciam na antecedência para compra de passagem

Quando a viagem é internacional

Em geral, é recomendado que a antecedência para compra de passagem aérea internacional seja o dobro da pensada para destinos nacionais.

Portanto, na baixa temporada, esse tempo deve ser em torno de 30 a 60 dias. Já na alta, elas precisam ser compradas, aproximadamente, de 60 a 120 dias antes.

Porém, como já explicamos, a baixa e a alta temporada em países do hemisfério norte são diferentes em relação às nossas.

Indo para a Europa ou América do Norte, é possível encontrar valores melhores para o inverno, que ocorre entre os meses de dezembro e março. Já se for viajar durante o verão (de junho a setembro), com certeza vai achar passagens caras.

O dia da viagem

Talvez você não saiba, mas o dia de embarque também pode ser um grande influenciador no valor da sua passagem. Esse aspecto é uma ajuda para encontrar o melhor preço, uma vez que existem “dias baratos” para viajar.

De acordo com o Momondo, quem embarca na terça-feira vai pagar, em média, uma passagem 11% mais barata do que quem viaja em outro dia da semana. Caso não consiga na terça-feira, os dias recomendados são segunda-feira e quarta-feira.

O dia mais caro para embarcar é o sábado. Se viajar nesse dia, é possível pagar até 10% acima do que gastaria em outro dia.

Também é bom evitar a sexta-feira e o domingo. Esses dias não são tão “salgados” quanto o sábado, mas ainda são acima do normal.

Porém, tenha em mente que essa não é uma regra. Isso pode variar de acordo com a rota do seu voo e a companhia aérea da sua escolha.

O horário do voo

Você pode até pensar que estamos exagerando, mas é verdade. O horário de embarque também tem impacto no preço final da sua passagem.

No geral, procure os horários nos quais a maioria das pessoas não quer viajar, em geral entre 18h e meia-noite. Como esse período é o menos procurado pelos consumidores, as companhias aéreas costumam oferecer os melhores preços para atraí-los.

O contrário também é verdade: normalmente, quem viaja pela manhã (entre 8h da manhã e meio-dia) paga mais.

Viagens realizadas no período da tarde podem não ser mais caras, mas há chances maiores de garantir um bom preço à noite.

O dia da compra

Por essa você não esperava. O dia da compra também influencia no valor final da sua passagem!

Os computadores controlam os preços de acordo com algoritmos complexos. Isso faz com que seja difícil prever quando vão aparecer boas ofertas. E quando o assunto é antecedência para compra de passagem, não há nada mais frustrante do que encontrar uma grande promoção depois que a compra já foi efetuada.

Porém, são as pessoas da empresa que escolhem em qual dia as promoções serão lançadas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo aplicativo de viagens Hopper, os dias que mais aparecem promoções são quarta-feira e quinta-feira.

Mas isso não é uma regra seguida por todas as companhias aéreas. Portanto, se encontrar uma promoção incrível em uma sexta-feira, não espere até a próxima quarta-feira! Pode comprar de uma vez.

A rota

Quando for escolher a sua viagem, normalmente você vai se deparar com dois tipos de rotas: os voos diretos e os que têm conexões.

Os voos diretos são mais convenientes. Eles levam ao destino final sem paradas, o que deixa a sua viagem rápida e tranquila. Se está com pressa de chegar, essa é a sua melhor escolha.

Já os voos com conexões param em outros locais e demoram mais tempo para chegar no último destino. Porém, para compensar esse inconveniente, as companhias oferecem um preço melhor. Nesse caso, é possível economizar até 50% em relação ao voo direto.

Por onde você compra

Na hora de comprar a passagem aérea, muitas pessoas vão atrás dos mais diversos sites de compra de passagem.

O que muitos não sabem é que, no Brasil, é unanimidade que as passagens aéreas sempre serão mais baratas nos sites das companhias. Já em casos de passagens internacionais, o preço vai depender de cada empresa.

Isso não impede que você pesquise em sites de buscas de passagens ou em agências de turismo. Você pode até encontrar com preços iguais aos fornecidos pela companhia aérea, mas dificilmente vai encontrar com valores menores.

Assine os e-mails de alerta das companhias aéreas

Muitas pessoas gastam horas procurando em sites de buscas de passagens no intuito de encontrar as melhores ofertas.

Mas, às vezes, elas se esquecem de buscar essa informação na principal fonte: o site da companhia aérea. Essas empresas não escondem as suas promoções. Pelo contrário, o que elas querem é divulgar para atrair o maior número possível de consumidores.

E as melhores formas de comunicação com as companhias aéreas são as suas newsletters e alertas de e-mail. Ao assinar esses serviços gratuitos, você vai receber mensagens com notícias de novos voos, novas rotas e, principalmente, ofertas interessantes.

A nossa sugestão é prestar atenção nos e-mails que chegarem na sua caixa de entrada na quinta-feira. É nesse dia que as empresas costumam lançar promoções de última hora para preencher todas as poltronas dos voos do fim de semana.

A melhor orientação de todas: pesquise muito

Então, afinal de contas, existe tempo ideal de antecedência para compra de passagem? A resposta para essa questão é clara e objetiva: não.

Como vimos, há uma série de fatores que alteram o preço final do seu tíquete. Portanto, a única pessoa que pode decidir qual é a melhor época para comprar a passagem é você, com base nas características do seu trajeto.

O seu voo é nacional ou internacional? Vai ocorrer na baixa ou na alta temporada? Vai precisar viajar durante o dia ou pode ser à noite? Prefere voo direto ou não se importa com escalas e conexões?

Reflita sobre essas perguntas, pesquise bastante, acompanhe nossos posts sobre o assunto e fique de olho nas promoções. Se você seguir todas as nossas sugestões, com certeza vai garantir o melhor preço final!

Agora, que tal colocar esse conhecimento em prática? Confira os melhores destinos nacionais para o verão e comece a planejar a sua próxima viagem!

Fonte: Vem Voar