Dicas da Antigua Guatemala

Cercada por vulcões, Antigua é a cidade que recebe o maior número de turistas na Guatemala. Declarada como patrimônio histórico pela Unesco, foi a terceira capital do país na época em que ainda era colônia da Espanha. Já sofreu epidemias, terremotos e inundações, sobreviveu às adversidades e hoje é uma das mais charmosas cidades guatemaltecas. As ruas são de paralelepípedos e os prédios conservam a arquitetura colonial. Por lei, nenhuma fachada pode ser alterada. Até mesmo a cor da pintura precisa ser aprovada pelo governo. Quase todos os passeios podem ser feitos a pé e em dois ou três dias é possível visitar os principais pontos turísticos.

Antigua tem ótimos hotéis, restaurantes e bares. O centro comercial é amplo e diversificado. Comparada com outras regiões do país, é uma das cidades mais caras para o turista. Por isso, se puder, prefira comprar as lembrancinhas da viagem nas cidades do interior.

Destaques

Plaza Mayor ou Central Park – Localizada no centro de Antigua, a praça é o ponto de encontro e de lazer dos moradores. Mulheres e crianças, usando trajes típicos, costumam vender artesanato para os turistas. No coração da praça está a Fuente de Las Sirenas (fonte das sereias).

 

 

 

 
Mercado de Artesanato – São várias lojas de artesanato que oferecem os mais diversos produtos, como roupas, tecidos, alimentos, bebidas e esculturas. Uma souvenir, bem tradicional da Guatemala, são as Quitapenas, bonequinhas artesanais de vários tamanhos, feitas pelas crianças , e que servem para ajudar a afastar problemas e pensamentos que não saem da cabeça. Uma tradição super interessante!

Antigua Catedral de Guatemala – Edifício de fachada barroca, que começou a ser construído em 1543. Um terremoto em 1773, fez o prédio desabar. A fachada e uma parte da obra foram reconstruídas.

Palácio Arzobispal – Ruína ao norte da Catedral. Construído no início do século 17, originalmente tinha dois pisos e uma galeria que terminava na Plaza Mayor. Hoje só restam os arcos de pedra, que estão sendo restaurados.

Templo, Convento e Arco de Santa Catalína – O convento, construído em 1609, serviu de claustro para mais de 100 freiras e noviças. O templo foi erguido em 1647. Em 1694 ficou pronto o arco, que servia de comunicação entre o convento e os jardins. A estrutura também sofreu com os terremotos na região e foi restaurado diversas vezes nas últimas décadas.

Pila de La Unión – É um gigantesco tanque público, usado antigamente para lavar roupa. Está localizado na Plaza de La Unión, por isso recebeu esse nome. Diz a lenda que durante a madrugada fantasmas das lavadeiras voltam para trabalhar e até daria para ouvir o barulho do tecido sendo batido na pedra, para tirar o excesso de água.

Convento de Capuchinas – Foi o último convento de Antigua. Construído em 1726, é uma das construções mais bem preservadas da cidade, apesar dos terremotos. As noviças, 25 no total, viviam em clausura absoluta, e eram proibidas de qualquer contato visual com o mundo exterior, incluindo com suas famílias. Durante a visita pelas ruínas é possível entender como era o estilo de vida dessas mulheres, que chegavam ainda adolescentes ao convento e só saiam de lá após a morte.

 

 

 

Iglesia y Convento La Merced – A Igreja e convento La Merced tem uma das mais impressionantes fachadas em estilo barroco de Antigua. É possível visitar as ruínas de onde funcionava o convento. A Fuente de Pescados, a maior fonte de Antigua, era usada para criação de peixes.

Iglesia de San Franciso El Grande – É a mais antiga igreja de Antigua. Foi construída em 1549. Na área funcionavam escola, monastério, hospital e salas de música. Tudo foi arrasado pelos terremotos que atingiram essa região. Dentro da igreja estão os restos mortais do Irmão Pedro de Betancourt, um franciscano que fundou um hospital em Antigua e que teria poderes milagrosos. Uma sala guarda milhares de placas, presentes e fotografias de fiéis em agradecimento aos seus milagres. Irmão Pedro foi canonizado em 2002 pelo Papa João Paulo 2º. É o primeiro santo da América Central.

Cerro de La Cruz – Mirante e parque que fica no alto do morro, na parte norte da cidade, perto da Colônia Candelária. É bem fácil de encontrar porque tem uma cruz lá no alto do morro – é um mirante bonito, que tem uma vista bem linda da cidade. Subir lá é tranqüilo, leva uns 20 minutos andando.

IXIMXHÉ é a primeira capital da Guatemala, antiga capital dos Cakchiquesles, com quem Pedro de Alvarado se aliou parra derrotar os exércitos Quiché em sua conquista a Guatemala. Os restos da cidade é visitado atualmente e corresponde ao centro cerimonial do que foi uma cidade. Existe evidencias de que era realizado sacrifícios humano já que se conserva uma pedra de sacrifícios sobre a qual se arrancava o coração das vitimas. Neste lugar Alvarado levantou seu 1º assentamento estável na Guatemala, depois de enganar seus aliados Cakchiqueles. Por razões de segurança não demorou a se mudar para o pé do vulcão Água, bem perto da atual velha Guatemala. Se tiver sorte, você pode assistir a uma cerimônia maia real que ocorre em Iximché.

 

O VULCÃO PACAYA é um dos vulcões que mais subiu na Guatemala. Levantando-se a uma altitude de 8.371 pés, o vulcão Pacaya tem sido continuamente ativo desde 1965.

Uma das maiores emoções para subir Pacaya, além das vistas panorâmicas sobre as montanhas circundantes, é a chance que você terá para espiar dentro do seu cone.

 

 

 

O trekking no vulcão é um dos passeios mais conhecidos de Antigua. Antigamente era possível ver lava lá em cima mas desde a última erupção em 2010 não tem mais lava por lá. De qualquer maneira a subida no vulcão vale muito a pena, e não é muito puxada. A subida dura +/- 1h30, e volta leva uns 40 minutos. Normalmente a saída para o passeio é bem cedo, às 6h da matina, mas tem a opção às 14h também – de manhã é maior a chance de ter a melhor vista, com céu mais limpo. Dá 1h de van até chegar ao vulcão e o passeio todo dura meio dia.

COMER E BEBER

Fridas Mexican Restaurant And Bar – bom restaurante de comida mexicana não é barato, mas é todo decorado e com boa comida, boa escolha. 5.ª Av. Norte, 29, Calle del Arco.

Mono Loco – o bar mais bacana de Antigua, com gente bonita e boa música ambiente. Passa jogos de futebol americano, basquete, futebol e outros esportes de massa.

Cafe 2000 – apesar de ser mais um café do que restaurante, o ambiente é agradável e aconchegante para pedir uma cerveja e ficar vendo os filmes que passam durante o dia, das 14hs até a última sessão às 20hs, na tela que mais parece de cinema antigo.

La Bodegona – supermercado grande perto do centro, uma ótima opção para comprar lanchinhos para levar em passeios como o trekking no vulcão Pacaya. Lá eles não falam “mercado”, se for abreviar, fale “super” (mercado para eles é uma feira. No México é a mesma coisa).

Fonte

http://www.viajeaguatemala.com/especiales/antiguaguatemala/mapainteractivo.htm

 

Tagged , , , , , , ,