375 Anos de Montreal: 7 atrações Que valem a visita

O ano era 1642. Missionários buscavam cristianizar o povo nativo, mas acabaram por criar a Vila Maria de Montréal, atualmente conhecida apenas por Montreal. A segunda cidade mais populosa do Canadá, hoje, é sem dúvidas um dos principais destinos àqueles que buscam o país para desembarcar nas férias, mas quais são as principais atrações dessa metrópole?
Nada melhor do que conhecer o melhor de Montreal pelos conselhos de quem vive lá. É por isso que a empresa de promoção do destino, Destination Canada, criou uma lista detalhando as principais atividades a serem realizadas na cidade. Confira abaixo.
VELHA (NOVA) MONTREAL
Como já sugere o nome, é a parte mais antiga da metrópole canadense. As tradicionais, e largas, ruas de paralelepípedo, características de centros históricos da Europa, estão cheias de carruagens puxadas por cavalos, que levam as pessoas na direção das mais clássicas atrações. Bares, coffee-shopse algumas lojas dominam o espaço, onde o público também passeia a pé e de bicicleta.
O Porto Velho também oferece passeios de barco durante o dia, além das diversas opções de restaurantes para almoço e janta. Para a época do inverno, a Igloofestleva o público à loucura com shows de música eletrônica ao melhor estilo ‘festa na neve’. Resumidamente, o destino é um misto de estilos do velho com o novo.
HISTÓRIA E ARQUITETURA
Ao passar pelo Porto Velho e olhar para o alto, é quase impossível não notar as duas torres da Basílica de Notre-Dame Basilica. A beleza no estilo gótico da arquitetura da igreja, construída em 1829, vai além do visual externo. Desde as janelas vitrais até as belas pinturas religiosas, lá dentro praticamente tudo impressiona os visitantes, que se sentem em uma viagem pela história.
Além da visita do Papa João Paulo II, o local também acolheu os funerais do primeiro-ministro Pierre-Elliott Trudeau (pai do atual primeiro-ministro, Justin Trudeau) e do lendário jogador de hóquei, Maurice Richard. Àqueles que desejam saber mais, uma visita guiada apresenta a história, arquitetura e a arte da basílica em um tour de 20 minutos.
Lar de mais de 41 mil obras de arte, o Montreal Museum of Fine Arts – Museu de Belas Artes de Montreal – é o mais visitado de todo o Canadá, com mais de um milhão de visitantes recebidos todos os anos. Nada mau para um museu fundado em 1860.
Artes clássicas, música, design e até filmes são atrações no empreendimento. A variedade chama a atenção, já que, em um breve passeio. você encontra um vaso antigo, um original de Rembrandt e uma peça modernista. As exposições itinerantes ainda tornam a experiência de quem visita o museu única.
HORA DAS COMPRAS
Depois de um programa cultural, que tal ir às compras? Em Montreal, o lugar certo é a Rua Sainte Catherine. No principal centro comercial da cidade, as maiores marcas e grifes do mundo marcam presença, mas se seu objetivo for comprar apenas um souvenir, com certeza também encontrará lá. A cada esquina, uma visão diferente das opções de lojas que parecem não ter fim.
Bares e restaurantes variados, dos mais refinados aos tradicionais fast-foods, também não faltam ao longo dos mais de 11 quilômetros da rua, que pode ser facilmente acessada de metrô ou ônibus.
CIDADE SUBTERRÂNEA
O conceito explica exatamente o que os canadenses chamam oficialmente de Réso, a Cidade Subterrânea. Mais de 32 quilômetros em caminhos subterrâneos conectam shoppings, estações de metrô e outras duas mil lojas por debaixo de Montreal. O trecho ainda conta com 17 museus, uma arena de hóquei, um cinema, clubes noturnos e diferentes opções de restaurantes.
O Réso pode ser acessado por dentro de nove hotéis, oito estações de metrô, além de entradas abertas nas ruas da cidade canadense.
TERRA DOS FESTIVAIS
Centro do distrito Quartier des Spectacles, a Place des Festivals abriga o público sedento por grandes festivais em uma praça pública ao ar livre. Just for Laughs, com stand-upse comédias, Festival de Jazz de Montreal e diversos outros eventos usam o espaço para shows gratuitos aos locais e visitantes.
A maior fonte interativa do Canadá, com 235 jatos de água, duas grandes torres de luz e dois restaurantes com paredes de vidro são outros atrativos àqueles que não visitam o centro do Quartier apenas pelos shows.
UMA PITADA DE NATUREZA
O complexo Espace Pour La Vie – Espaço pela Vida, em português – não decepciona quem busca um contato com a natureza e a paz interior. Começando pelo Biodôme, o visitante se depara com mais de 4,5 mil animais de 220 diferentes espécies, além de mais de 500 tipos diferentes de plantas. O insectário e o jardim botânico completam a experiência de conexão com a fauna e a flora das Américas.
No Planetário Rio Tinto Alcan, é possível escolher entre uma projeção em 360º as Luzes do Norte ou observar um eclipse solar. Fica a critério do visitante.
Fonte: Panrotas
Tagged , ,