Brasil e Tunísia assinam acordo de cooperação no Turismo

Em visita oficial à Tunísia, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, assinou uma série de acordos comerciais entre o Brasil e o país africano, incluindo um que visa a cooperação entre ambos na área de Turismo. Mais detalhes não foram divulgados.

Segundo o Itamaraty, ações que envolvem capacitação profissional e promoção recíproca de destinos foram combinadas.

Além do estímulo turístico, o encontro entre o chanceler brasileiro e o ministro dos Negócios Estrangeiros tunisiano, Khemaïes Jhinaoui, resultou também em um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Tunísia e outro que visa facilitar investimentos entre ambas as nações.

Ferreira também foi recebido ainda pelo presidente da Tunísia, Beji Caid Essebsi, pelo primeiro-ministro Youssef Chahed e pelo presidente da Assembleia de Representantes do Povo, Mohamed Ennaceur.

“Nesses encontros, o ministro discutiu com os dirigentes tunisianos os principais temas da agenda bilateral, entre os quais formas de promover o incremento do comércio bilateral, que se encontra abaixo de seu potencial, e cooperação técnica nas áreas de agricultura e de programas de desenvolvimento social, com ênfase no Cadastro Único dos programas sociais do governo brasileiro”, diz o comunicado oficial do Itamaraty.

Paralelamente à visita, ocorreu a 8ª edição do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) assinou acordo com o Centro de Promoção de Exportações da Tunísia, com o objetivo de promover e facilitar o intercâmbio de informações sobre o ambiente de negócios e os contatos entre empresários dos dois países.

Segundo o Itamaraty, a Tunísia é o sétimo principal destino das exportações brasileiras na África. A corrente de comércio bilateral no ano passado foi de US$ 337 milhões, com superávit brasileiro de US$ 286 milhões.

 

 

Fonte: Panrotas