Avianca, United e Copa Airlines se unem em parceria

A parceria não contempla o Brasil e a operação da Avianca Brasil.

A parceria ou joint venture entre a Avianca e a United não é surpreendente, pois, em 2016, as duas empresas (membros da aliança global Star Alliance) já tinham firmado um acordo de compartilhamento de voos. Em 2017, a empresa americana anunciou o fortalecimento da parceria comercial com a Avianca Brasil e a Avianca.A companhia aérea United fechou uma parceria com a Avianca e com a Copa Airlines para oferecer novos serviços, como novas rotas sem escala e redução no tempo de viagens. Porém, a parceria não abrange o Brasil e a operação da Avianca Brasil.

Elas já vêm preparando uma joint venture de 10 anos envolvendo todas as ligações das aéreas nos Estados Unidos e América Latina. Mas as negociações se estenderam por mais de dois anos.

Em comunicado, a companhia aérea diz que a intenção é oferecer um “amplo portfólio para seus consumidores”. O acordo integrar voos na América Latina e nos Estados Unidos.

Não há informações sobre eventual compra de ações das companhias aéreas na parceria. Há, porém, rumores de que o acordo possa envolver um empréstimo da United para German Efromovich, acionista controlador da Avianca, companhia aérea colombiana. Ou seja, suas ações seriam a garantia do empréstimo. Assim, reduziria seu endividamento com um fundo de hedge (Elliott Management Corp).

 

Uma eventual fusão entre a Avianca e a Avianca Brasil, controlada por José Efromovich, irmão de German, poderia ser fortalecida pelo acordo. (Com informações do Exame.)

 

Fonte: Juristas