Montevidéu – Uruguai

Montevidéu  é a maior cidade do Uruguai, um país pequeno mas que dá o que falar e que tem ótimos destinos turísticos. O passado histórico e a qualidade de vida são grandes atributos da capital uruguaia, que difere de inúmeras outras cidades da América do Sul, a começar pela educação no trânsito e pela limpeza nas ruas.

Arborizada e tranquila, a capital uruguaia é perfeita para caminhar. Seja num passeio para tomar sol na Rambla – a avenida costeira – enquanto se observa o movimento da água no Rio da Prata, ou numa caminhada pelo centro histórico, a sensação de estar numa cidade notável, onde o antigo e o moderno caminham de mãos dadas, é onipresente.

Onde Ficar

Ao planejar uma viagem para a cidade é preciso analisar, basicamente, duas áreas de hospedagem, que são os principais polos hoteleiros: o centro e a orla. O centro é uma área cheia de comércio e escritórios, com hotéis mais baratos, além de ser também a casa dos principais pontos turísticos da cidade. É perfeito para quem viaja a trabalho, mas deixa um pouco a desejar durante a noite, já que o comércio fica fechado e as ruas, mais vazias. Optando por uma hospedagem nessa zona, dê preferência a hotéis nas proximidades do Teatro Solís e da Praça Independência.

A orla, que tem como principais bairros Punta Carretas e Pocitos, é uma área mais residencial e arrumadinha, com bons bares e restaurantes, ótima para ter fácil acesso ao belo visual da Rambla. Em Punta Carretas, a melhor área para ficar é nos arredores do shopping homônimo, devido à boa estrutura da região. Já em Pocitos, excelente bairro para curtir a noite, há ótimos hotéis próximos da orla e de lojinhas do comércio local.

Dicas

Para viajar a Montevidéu é necessário ter em mãos passaporte válido ou RG. Outros documentos de identificação não são aceitos para fazer imigração.

A moeda utilizada no Uruguai é o peso uruguaio ($), que pode ser obtido através das casas de câmbio ou em saques eletrônicos no país. Para os desavisados, ver um número tão grande nos cardápios pode ser assustador, mas isso ocorre porque um real vale cerca de dez pesos uruguaios, ou seja, ao ver um valor nas ruas em pesos, divida-o por dez para se aproximar do preço em reais.

Viajando no inverno, separe um bom pedaço da mala para os agasalhos. A estação fria da cidade é bastante rigorosa, com ventos e temperaturas amenas.

Pontos Turísticos

Rambla

Rambla é a avenida beira-rio de Montevidéu, que se estende por mais de 20km ao longo da costa. É um ótimo lugar para caminhar, observar o rio e suas praias, ou simplesmente curtir o lindo pôr do sol.

Porta da Cidadela

Puerta de la Ciudadela, nome em sua língua original, é uma porta que restou da fortaleza que protegia Montevidéu anos atrás. Hoje em dia a porta é um dos lugares favoritos dos turistas para contemplar e tirar fotos.

Plaza Independencia

A Plaza Independencia, ponto inicial de qualquer passeio pelo centro, é simplesmente um lugar obrigatório para se conhecer. Caminhe sem receio e deixe-se encantar pela arquitetura antiga da Ciudad Vieja – tire muitas fotos no Teatro Solís e na Puerta de la Ciudadela, um portal que restou da época colonial, quando a cidade ainda tinha um muro de proteção. Ande pela 18 de Julho observando edifícios antigos e árvores suntuosas, sentindo a atmosfera viva da cidade.

Gastronomia

Numa viagem a Montevidéu o fator gastronômico é superimportante; afinal, comer bem é um dos atrativos da cidade. Não é preciso muito esforço para encontrar bons restaurantes e degustar pratos que fazem a cabeça de qualquer um. Os preços dos bons restaurantes são parecidos com os valores praticados nas capitais brasileiras.

As carnes, bem preparadas em inúmeros locais, são saborosíssimas. O carro-chefe é a parrilla, que, servida com chimichurri e batatas fritas, é praticamente irresistível! Para fazer um lanche, a melhor pedida é um chivito, sanduíche muito bem servido que normalmente é pedido para entrega, feito com carne e muitos acompanhamentos. Sua versão mais famosa é o chivito canadense, que leva alface, tomate, cebola, azeitona, palmito, entre outros ingredientes.

Quando ir

Frio ou calor, o que você prefere? Montevideo é uma cidade com estações bem definidas; portanto, faz frio no inverno e calor no verão. Basta decidir sua estação preferida para viajar.

A temperatura média de Montevidéu é de 17ºC e as chuvas não têm período definido, sendo bem distribuídas o ano inteiro. No inverno frio, úmido e com rajadas de vento, capriche nos agasalhos porque, apesar de a média ser de 11ºC, chega a fazer 5ºC com facilidade. No verão as temperaturas são mais agradáveis, com médias de 21ºC. Os uruguaios aproveitam a estação quente para curtir as praias de água doce da cidade, que ficam com temperaturas mais agradáveis. Independentemente da estação em que você viajar, é recomendável colocar na mala um agasalho, porque basta que uma frente fria passe pela cidade e o friozinho aparece.

Referencias

http://guia.melhoresdestinos.com.br/montevideu-97-c.html