Edimburgo

Edimburgo, capital da Escócia é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa, sendo um destino que mistura história, cultura, arquitetura e natureza.

Considerada um patrimônio pela Unesco, a cidade é um convite a passeios ao ar livre, misturando natureza e edifícios históricos.

 A capital escocesa é dividida em duas partes, a Old Town (Cidade Velha) e a New town (Cidade Nova), a Old Town tem estrutura medieval e foi onde Edimburgo nasceu e onde se encontra a Royal Mile (uma das principais vias, que liga o Castelo de Edimburgo ao Palace Holyroodhouse, os quais são programas imperdíveis.

Do outro lado, Separado pela Princess Street, está a  New Town, que foi começou a ser desenvolvida a partir do século XVII, sob influencia do estilo Neoclássico, tornado o ponto forte da cidade o contraste entre a Parte Nova e a Parte Velha da cidade.

Como Chegar

Não há no Brasil voos diretos entre as capitais brasileira e a capital escocesa, porém muitas das companhias que voam entre o Brasil e a Europa, voam também para a Escócia.

Para chegar a Escócia de avião, é necessário fazer uma conexão em alguma cidade européia e caso esteja e em Londres, utilize os trens.

Onde Ficar

Edimburgo contém uma boa estrutura hoteleira, contendo hotéis para todos os tipos de gostos, ou então há o aluguel de apartamentos.

Se quiser ficar próximo ao centro da cidade e quiser conhecer muita coisa a pé deve dar preferência a hotéis perto da estação de trem e da Princes Street Gardens, pois nessa área há vários pontos de interesse turístico.

Para ficar perto da área mais antiga da cidade, ter variedade de restaurantes sem caminhar muito ou curtir a vida noturna, estar próximo da Royal Mile (Old Town) é uma excelente opção. Se a ideia é ficar em uma área com carinha de residencial ou estar próximo de boas lojas para fazer compras, o lado de New Town é interessante.

O Que Fazer

Quando estiver em Edimburgo, não deixe de fazer uma visita ao Castelo de Edimburgo, que, imponente, vigia a cidade do alto. Ele é um dos símbolos da Escócia e realmente é um conjunto arquitetônico e cultural incrível. A morada da Rainha na Escócia, o Palace of Holyroodhouse, também é muito indicado para fazer um programa cultural. Para mergulhar no mundo da ciência, inclua o Museum of Scotland em sua programação; para entender melhor sobre física, não perca a Câmara Obscura e o World of Illusions, ambos no mesmo edifício.

Se quiser fazer passeios ao ar livre, as opções são diversas. O Calton Hill, um morro com imponentes edifícios, é ótimo para ir ao pôr do sol e o tradicional Princes Street Gardens é indicado para descansar e ter a sensação de estar em um refúgio, mesmo com o parque estando localizado no centro urbano da cidade. Para caminhar sem pressa e ver jardins bem cuidados, o Royal Botanic Garden vale o passeio. As highlands, áreas montanhosas da Escócia que têm paisagens e lagos muitos bonitos, rendem um ótimo passeio de um dia, assim como os castelos que estão próximos da capital.

Caminhar pela Royal Mile, em Old Town, e pela Princes Street, em New Town, são dois programas de praxe. Se a Royal Mile é famosa pelos edifícios antigos, restaurantes e pubs, a Princes Street faz seu papel como principal rua de compras.

Gastrônomia

Edimburgo é um lugar que proporciona uma experiência gastronômica muito interessante, principalmente porque a cidade não tem apenas restaurantes tradicionais; é muito comum fazer uma refeição em pubs ou bares (os chamados gastropubs), que muitas vezes têm pratos refinados e tanta qualidade quanto os restaurantes convencionais. Por lá é possível encontrar cardápios variados e restaurantes que contemplam tanto os pratos típicos da região como pratos de outras culturas.

Pela proximidade da costa, é natural encontrar nos restaurantes pratos com peixes e frutos do mar, com destaque para o salmão e o famoso fish & chips. Se quiser conhecer a comida típica do país, experimente: haggis (vísceras de carneiro), scotch broth (sopa com vegetais e carne) e, para a sobremesa, oatcakes (uma espécie de panqueca com queijo, mel e framboesa). Frituras e hambúrgueres também estão presentes nos cardápios.

Dicas

Caso deseje alugar um carro na Escócia, é recomendado providenciar a permissão internacional para dirigir (PID). O documento deve ser requerido no Detran de sua cidade. Lembre-se: no Reino Unido é utilizada a mão inglesa; para quem não está acostumado com isso, é necessário cuidado especial.

Os escoceses falam inglês e têm sotaque bem característico. Não é incomum sentir dificuldade de compreensão ao escutar um escocês falando; na verdade, até os ingleses, às vezes, têm essa dificuldade.

Os escoceses são educados e prestativos; não hesite em pedir informações na rua.

Em alguns estabelecimentos, como os supermercados, há caixas de “autopagamento”, em que você mesmo passa o código de barras dos produtos e, em seguida, faz o pagamento em dinheiro ou cartão.

Brasileiros que necessitem de ajuda durante uma viagem ao Reino Unido devem utilizar o Consulado-Geral do Brasil em Londres. Endereço: 3 Vere Street / Londres W1G 0DG. Tel: 0207 659 1558. Consulte maiores informações sobre atendimentos e setores do consulado no site do Portal Consular.

Compras

Se seu negócio é fazer compras, não perca uma caminhada pelas ruas de New Town, considerada a parte nova da cidade. A Princes Street, principal rua de compras de Edimburgo, concentra grandes lojas, entre elas a Jenners (House of Praser) e a Primark. Ruas próximas da Princes Street, como a George Street, têm também ótimas lojas e, se você caminhar até a Multrees Walk, verá lojas de grifes famosas como Michael Kors e Louis Vuitton.

Em Old Town, o destaque fica por conta da Royal Mile, que vai do Castelo de Edimburgo ao Palace of Holyroodhouse. A rua tem muitos bares e restaurantes, além de lojinhas que vendem, principalmente, lembranças de viagem e produtos de origem escocesa. Nessa região é provável que você encontre lojas vendendo kilt (saiote tradicional no país), uísque e o shortbread, um biscoito delicioso e popular no lugar, feito com açúcar e manteiga. Também em Old Town, vale a pena passar na Cockburn Street, que, apesar de ter poucas lojas, apresenta algumas peculiares e com produtos charmosos.

Quando ir

Edimburgo é uma cidade com estações bem diferentes uma da outra e, como você já deve imaginar, um lugar de temperaturas baixas. A média anual na capital escocesa fica em torno dos 9ºC, com médias de 4ºC no inverno e 14ºC no verão. As chuvas são bem distrubuídas durante o ano todo, não havendo uma estação chuvosa ou seca bem delimitada; além disso, podem haver dias de chuva a qualquer época.

No verão, com temperaturas mais agradáveis, as pessoas ganham as ruas e fazer um passeio ao ar livre torna-se muito gostoso. Entre meados de junho e meados de setembro, as temperaturas são mais quentes e os dias de sol, mais longos, chegando a escurecer depois das 22h em dias extremos, com apenas seis horas de “noite”. Esse período é indicado para quem não suporta muito o frio e para participar do Edinburgh International Festival, que tem eventos culturais e musicais, principalmente no mês de agosto.

Referências

http://guia.melhoresdestinos.com.br/edimburgo-152-c.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado