Arraial d`Ajuda – Bahia

Arraial d`Ajuda e Porto Seguro, ao mesmo tempo que estão próximas, são lugares bem diferentes e motivo de discórdia entre amigos. Enquanto alguns amam Porto Seguro, outros a detestam e preferem Arraial – e vice-versa. Independentemente das preferências, não deixe de passar um dia em Arraial quando for visitar Porto Seguro; ande pelo centro histórico, conheça praias belíssimas e visite as lojinhas da Mucugê.

O vilarejo é superaconchegante! Não é à toa que muitas pessoas se apaixonam pelo lugar e abandonam cidades grandes para viver lá. Arraial é menos urbanizada que sua vizinha e ainda faz transparecer aquele clima de “cidade pequena”, com ruas de paralelepípedos e crianças brincando livremente. A facilidade é que ter carro não é prioridade por lá, já que você consegue chegar à maior parte dos lugares por meio de vans ou mototáxis.

Onde Ficar:

Arraial d`Ajuda é um distrito pequeno, e qualquer lugar que você escolher para se hospedar estará de bom tamanho, certo? Errado! É verdade que é um lugar pequeno, mas grande parte das pessoas que visitam Arraial não estão de carro; por isso, pensar na localização da pousada é importante.

Os hotéis que ficam no centro têm proximidade do comércio, de pontos de ônibus e da Mucugê. Os que escolherem a Mucugê estarão junto de lojinhas e restaurantes que funcionam à noite, e ficarão no caminho para as melhores praias.

Boas opções para ficar no centro de Arraial são a pousada Machê e o Hotel Pousada Coqueiros. Para quem prefere sossego e não se importa em ficar longe do burburinho, a Casa Grande de São Vicente atende esses requisitos.

Se o plano é passar por Arraial no verão, procure a pousada com antecedência, ou você gastará tempo procurando até encontrar um lugar que se ajuste ao seu perfil.

Dicas:

– A maior parte das pessoas que visitam Arraial vão para a praia de manhã e almoçam por lá mesmo. Não saia da praia para ir até a Mucugê esperando almoçar, porque você encontrará tudo fechado. As lojinhas e os restaurantes da Mucugê só abrem a partir das 16h.

– Arraial tem agência do Banco do Brasil, caixas eletrônicos da Rede 24 Horas e casa lotérica. Algumas vezes faltam notas nos caixas eletrônicos, mas com uma ida a Porto Seguro você encontra caixas eletrônicos para resolver seu problema.

– Se você pretende aproveitar a viagem para comprar artesanato, lembre que a Praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, tem os melhores preços. Estendendo a viagem a Porto Seguro, dê uma passada por lá.

– Há internet na maioria das pousadas, mas quem não quiser levar seu computador pode usar as lan houses de lá.

– Pergunte o preço antes de consumir qualquer coisa, para evitar surpresas ruins, especialmente nas praias.

– Quem quer tranquilidade deve evitar os dias que cercam o Réveillon e o Carnaval. Arraial sempre tem muitos turistas nessa época.

– Quem vai de carro precisa se lembrar que há uma travessia de balsa para atravessar de Porto Seguro para Arraial. Há épocas do ano em que se forma uma fila grande até poder pegar a balsa, especialmente durante os finais de semana.

Pontos Turísticos:

Arraial é um lugar antigo e, por tabela, há pequenos pontos turísticos que você não deve deixar de conhecer; não são grandiosos como nas cidades mais populosas, mas são essenciais para registrar durante a viagem.

Rua do Mucugê: A Mucugê é a rua mais charmosa de Arraial. À noite, todo mundo passa por lá, já que a rua concentra todos os bares e restaurantes mais interessantes. É um bom lugar para ver vitrines e fazer comprinhas também.

Praia do Taípe: Recanto dos ecoturistas, a Praia do Taípe revela bela paisagem composta por grandes falésias coloridas. Coqueirais e mata nativa completam o visual da praia, procurada por naturistas e tartarugas marinhas na época de desova.

 Arraial d’Ajuda Eco Parque: É um parque aquático que fica em meio a muitas árvores e em frente a uma belíssima praia de Arraial. O ideal é passar o dia inteiro por lá e aproveitar todas as atividades do parque: a piscina com ondas e a com correnteza, tirolesa, fazer arvorismo, descer toboáguas de até 88m de altura, andar de caiaque na praia e, ainda, conhecer diversos tipos de corais.

    Onde Comer:

Mesmo sendo um lugar pequeno, Arraial d`Ajuda tem muitos lugares bons para comer. O que deixa a desejar são os preços, já que alguns deles pegam pesado nos valores. Confira na frente dos restaurantes o cardápio; assim você pode ter noção do que eles servem e dos preços.

Para comer num lugar que é referência na região, não deixe de ir ao Restaurante do Paulinho Pescador, um dos mais tradicionais. Os pratos são servidos de uma maneira diferente, são muito saborosos e o atendimento é ótimo! Não dá para sair de Arraial sem conhecer essa figura.

Na hora de se refrescar, a opção mais famosa é a Sorveteria Coelhinho. Os sabores dos sorvetes mudam todos os dias e eles são uma delícia.

Quando ir:

Ao programar sua viagem a Arraial d`Ajuda você precisa se perguntar o que quer encontrar. Se é agito, muita gente, vá no Carnaval e no Réveillon; se quer praias com menos gente, vá na baixa temporada.

Arraial d`Ajuda é um distrito que faz parte do município de Porto Seguro, sendo separados por um rio. Sendo assim, seu clima é parecido com o de sua sede. A média anual de temperatura fica em torno dos 25ºC, mas chega a máximas de 40ºC no verão. Já no inverno, a média cai para os 21ºC. Aschuvas são bem distribuídas e podem ocorrer durante todo o ano.

Como Chegar:

Arraial d`Ajuda faz parte do município de Porto Seguro; por isso, a diferença entre chegar à sede de Porto Seguro e Arraial é bem pequena: apenas uma travessia de balsa.

Avião
O aeroporto mais próximo de Arraial d`Ajuda é o aeroporto de Porto Seguro, a poucos quilômetros do centrinho da cidade. Depois de chegar ao aeroporto será preciso atravessar o rio em uma balsa.

Uma corrida de táxi entre o aeroporto e Arraial d`Ajuda custa cerca de R$ 90.

Ônibus
Quem quer chegar a Arraial d`Ajuda de ônibus pode contar com a rodoviária de Porto Seguro, que recebe ônibus de empresas como São Geraldo/Gontijo, Águia Branca e Itapemirim.

Um táxi entre a rodoviária e a balsa que leva a Arraial d`Ajuda custa cerca de R$ 20.

Carro
Tanto quem vem do sul como quem vem do norte deve pegar a BR-101 até Eunápolis, e depois a BR-376.

Referencias:

http://guia.melhoresdestinos.com.br/arraial-dajuda-bahia-54-c.html

http://www.partiuviagens.com.br/destinos/brasil/arraial-d-ajuda.aspx