Turks & Caicos

O arquipélago de Turks e Caicos, formado por 40 ilhas, é um destino que está a ficar cada vez mais na moda. Belas praias de areia branca e águas azuis cristalinas seduzem os turistas que chegam diariamente à ilha de Providenciales, a mais importante, embora não seja a capital.

Das 40 ilhas, as mais conhecidas são Providenciales, North Caicos, Middle Caicos, East Caicos, South Caicos, West Caicos e Grand Turk – nesta última fica a capital, Cockburn Town. Estas ilhas, descobertas por Cristóvão Colombo em 1492, tornaram-se independentes do Reino Unido na década de 80, porém, acabaram por continuar a ser governadas como território da coroa britânica. Providenciales é a ilha com mais população e a preferida dos turistas. Com 40 quilómetros de extensão e 25 mil habitantes, descendentes de escravos africanos, pode ser atravessada de carro em apenas 35 minutos. Tem longas faixas de areia e as principais praias são Blue Hills e Grace Bay.

Com um dos maiores recifes de coral do Mundo, 370 quilómetros de praias de areia branca, águas cristalinas e milhares de locais de mergulho, Turks e Caicos é um local deslumbrante, que encanta os visitantes com os 320 dias de sol e uma temperatura média de 28 graus.

O maravilhoso visual das praias é um dos principais locais de mergulho e cada vez mais procurado. É sob as suas águas que se escondem alguns dos principais tesouros locais: basta colocar a máscara, o snorkel e os pés-de-pato para começar a procurá-los. Com uma topografia basicamente plana, oferece uma beleza natural em abundância e é habitat de golfinhos, baleias, raias, tartarugas marinhas e flamingos.

Como Chegar

O Aeroporto Internacional de Providenciales é o meio de entrada principal para as Ilhas Turks e Caicos. No total, existem 7 aeroportos, localizados em cada uma das ilhas povoadas. 5 deles possuem pistas de pouso asfaltadas (três das quais têm aproximadamente 2.000,00 metros de comprimento, tendo as remanescentes aproximadamente 1.000,00 metros), sendo as outras duas não asfaltadas.

Onde Ficar 

The Venetian on Grace Bay

O belo resort The Venetian on Grace Bay é rodeado por jardins e oferece uma localização deslumbrante na Baía Grace. Você poderá desfrutar de acomodações luxuosas, piscina ao ar livre, spa e instalações esportivas.As suítes espaçosas do The Venetian on Grace Bay possuem um terraço e vista para o mar. Todas apresentam uma decoração charmosa, em branco, com móveis de madeira escura. As cozinhas das acomodações podem ser abastecidas no momento da chegada, mediante pedido.

No restaurante do Venetian, você pode saborear especialidades caribenhas e internacionais, incluindo pratos de tapas. Se preferir, você pode solicitar um chef privativo. Há um supermercado a 5 minutos a pé da propriedade. O spa oferece tratamentos de massagem, tratamentos faciais, manicure e pedicure.Você pode chegar à Baía Neptune em 5 minutos a pé, e o Hole (cratera) fica a 2 km do resort.

The Regent Palms

Situado à beira-mar, o The Regent Palms oferece uma piscina infinita ao ar livre, uma academia com personal trainer e um spa e centro de bem-estar. Para a sua maior comodidade, tanto o Wi-Fi quanto o estacionamento privativo são gratuitos. Os quartos têm uma cozinha compacta com cafeteira e geladeira. Alguns incluem cofres e DVD/CD players. Os 2 restaurantes do Regent Palms servem especialidades do Caribe, além de bebidas e pratos orgânicos como parte do programa de academia.

Há várias lojas a no máximo 5 minutos a pé. A marina e um campo de golfe ficam a cerca de 10 minutos a pé. Já o Aeroporto Internacional Providenciales fica a 15 minutos de carro da propriedade.

Grace Bay Club

Este resort imponente está localizado na Praia de Grace Bay, em Providenciales, parte das Ilhas Turks e Caicos. A propriedade oferece um grande spa, 3 piscinas ao ar livre e uma área de praia privativa. As suítes do Grace Bay Club são elegantes e climatizadas, e possuem Wi-Fi gratuito, TV de tela plana, DVD player e base para iPod. Também contam com um terraço privativo e vista para o mar.

O Restaurante Anacaona serve cozinha de fusão euro-caribenha, enquanto o Rouge Grill e o Restaurante Krave oferecem pratos internacionais em ambientes descontraídos. Você também pode visitar o bar da piscina e um bar “infinito”, que se estende até o mar. O Spa Anani oferece uma variedade de tratamentos de massagem e bem-estar. Há também uma academia e quadras de tênis, bem como a Kids’ Town, que dispõe de atividades de lazer, artes e jogos para crianças. O Grace Bay Club fica a apenas 2 minutos de carro de um campo de golfe, e as praias nas proximidades são ótimas para mergulho e outros esportes aquáticos. O Aeroporto de Providenciales está a 12 minutos de carro.

O que Fazer

Praticar desportos náuticos dos mais diversos – alguns resorts oferecem muitas atividades.

Mergulho com snorkel
Com águas cristalinas e recifes que chegam a ter oito quilómetros de extensão, a apenas poucos metros de profundidade, é difícil resistir a um passeio de barco para mergulhar com snorkel. Com uma fauna variada e colorida, encontrará desde pequenos peixes em cardumes até raias e tartarugas. Com sorte, é possível avistar golfinhos.

Mergulho com cilindro

Os temidos tubarões também costumam aparecer para quem mergulha com cilindro. Em Providenciales, os passeios de barco para mergulho demoram cerca de uma hora e meia. Nos passeios de barco pode avistar golfinhos e, principalmente, as baleias jubarte, que passam por essa região das Caraíbas entre fevereiro e abril.

Andar de caiaque

Aproveite bem as águas transparentes e tranquilas para se dedicar a esta prática marinha.

Stand up

Outra prática desportiva, o surf com remo também é outra alternativa.Pratique kitesurf, parasailing, esqui aquático ou jet-ski.

Passear por Grace Bay, onde estão as lojas que vendem artesanato, roupas e joias. Não estranhe se encontrar inúmeros enfeites em forma de um simpático lagarto, típico e símbolo desta região.Caso queira sair à noite, vá até à marina de Turtle Cove, em Providenciales, onde estão situados os bares e restaurantes. Também há um casino. Alugue um carro e explore a ilha e vá até ao paraíso de Ocean Point. Uma praia praticamente deserta, com água até ao joelho e sempre morna.

Gastronomia

O prato local é a carne de caracol. Mesmo que não aprecie caracóis, não deixe de conhecer a maior fazenda onde são criados. Fica na Leeward Highway, em Providenciales, não deixe de provar.

Há uma cerveja local, a Turk´s Head, que é feita com a água do mar, depois de passar pelo processo de dessalinização.

Referências:

http://www.aproximaviagem.pt/n12/04_turksCaicos.html

http://turksandcaicostourism.com/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado