Saiba quais são os 10 melhores museus da América do Sul

Visitar o museu de uma cidade é como conhecer um pouco da história, cultura e dos moradores locais ao mesmo tempo. Além do mais, conhecer esses locais é quase parada obrigatória quando se visita uma cidade pela primeira vez.

Veja abaixo os dez melhores museus da América do Sul, de acordo com o prêmio Travelers Choice do Tripadvisor. Uma dica, os dois primeiros colocados são brasileiros.

1 – PINACOTECA DE SÃO PAULO – BRASIL

A Pinacoteca é o museu de arte mais antigo de São de Paulo e ocupa um prédio datado de 1900. O espaço abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com quase dez mil peças.

2 – INSTITUTO INHOTIM – BRASIL

O Instituto Inhotim é a sede de um dos maiores e mais importantes acervos de arte contemporânea do País. Além disso, é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. No local, além de admirar as obras é possível visitar o jardim do Instituto, que conta com diversas plantas raras.

3 – MUSEU DO OURO – COLÔMBIA

Chamado de Museo del Oro, em espanhol, o local é considerado um dos maiores museus do ouro do mundo, além de ser um dos principais. O museu foi aberto em 1939 e tem um acervo que é constituído de trabalhos históricos que utilizam como matéria-prima fundamental o ouro da região.

4 – MUSEU DO LARCO – PERU

O Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera é um museu privado e fica em Lima. O museu está em uma construção do século 18 e foi construído em cima de uma pirâmide pré-colombiana. O local tem galerias cronológicas que oferecem um panorama dos quatro mil anos de história do Peru.

5 – INSTITUTO RICARDO BRENNAND – BRASIL

O instituto está localizado em um complexo arquitetônico em estilo medieval e lá é possível visitar o Museu do Castelo São João, a Pinacoteca, uma biblioteca e uma capela. O instituto abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de três mil peças, com sua maioria vindo da Europa e Ásia.

6 – MUSEU OSCAR NIEMEYER – BRASIL

Esse foi o primeiro projeto feito por Oscar Niemeyer, em 1967, mas só em 2002 o local foi transformado em um museu. De lá pra cá, o espaço já realizou mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. No fim de 2013, o espaço chegou a marca de dois milhões de visitantes.

7 – MUSEU BOTERO – COLÔMBIA

O Museu Botero é um centro histórico e cultural de Bogotá. A criação do espaço surgiu a partir de uma doação de obras de arte que foi feita pelo artista plástico Fernando Botero. O espaço conta com 123 obras do artista que dá nome ao local e outras 85 peças de artistas internacionais. O acervo do local é considerado o mais importante de arte ocidental moderna e contemporânea da Colômbia.

8 – MUSEU IMPERIAL – BRASIL

Popularmente conhecido como Palácio Imperial, o museu é um espaço histórico temático e fica no centro histórico da cidade de Petrópolis. O acervo do museu é constituído por peças ligadas à monarquia brasileira, incluindo mobiliário, documentos, obras de arte e objetos pessoais de integrantes da família imperial.

9 – MUSEU DE ARTE LATINO AMERICANA DE BUENOS AIRES – ARGENTINA

Inaugurado em 2001, o Malba abriga a coleção própria de um empresário argentino. Atualmente o espaço é um centro ativo de produção e promoção artística e cultural. O acervo do espaço tem obras de Tarsila do Amaral, Diego Rivera, Frida Kahlo, Xul Solar, David Alfaro Siqueiros, Candido Portinari, Emilio Pettoruti, Antonio Berni e Joaquín Torres García

10 – MUSEU DO FUTEBOL – BRASIL

O espaço é voltado para os mais diferentes assuntos envolvendo o esporte, desde a prática, a história e até curiosidades que envolvem o futebol, o esporte mais amado do País. A tecnologia faz parte do espaço que oferece uma experiência interativa que encanta até quem não é fã do esporte.

 

Fonte: https://goo.gl/G5uHqD