Guarujá – SP

HISTÓRICO DA CIDADE

Logo que o Brasil foi descoberto, ficou praticamente abandonado, pois o interesse maior de Portugal eram as Índias, e também descobrir o maior número de colônias possíveis para ganhar a “CORRIDA MARÍTIMA” com a Espanha, porque as duas eram grandes potências da época. Abandonado, o Brasil ficou sem nenhuma proteção dando margem para os corsários ingleses e franceses que segundo alguns, já conheciam o território brasileiro por causa do pau-brasil.

Quando o rei de Portugal certificou-se deste fato, mandou expedições para guardar a costa brasileira, mas como não obteve êxito, enviou uma expedição colonizadora e é nesse momento, que começa a história de Guarujá, ou melhor, Ilha de Santo Amaro, no século XVI, por volta de 1.502. Nesse ano, uma armada, comandada por André Gonçalves e Américo Vespúcio, ancorou, a 22 de janeiro daquele ano, na costa ocidental da Ilha de Guaibê (mais tarde denominada Santo Amaro), nas proximidades da Praia de Santa Cruz de Navegantes. Na ilha fronteiriça fundaram o Porto de São Vicente (Porto das Naus).

A Ilha de Santo Amaro (primitivamente denominada Guaíbe ou Guaibê) foi doada a Pero Lopes de Souza em 1.534 pelo rei de Portugal, D.João III, para que fosse colonizada e cuidada. Como oferecia poucas condições de fixação ao homem, em virtude de seu relevo montanhoso e de difícil acesso, ficou abandonada, habitada apenas por indígenas e alguns colonos.

O nome da Ilha – SANTO AMARO – teve origem no nome da capitania que também abrangia toda a extensão da ilha e terras vizinhas, limitadas pela Capitania de São Vicente. Alguns afirmam que a ilha só passou a ser chamada efetivamente “Ilha de Santo Amaro” a partir da construção da Capela de Santo Amaro, localizada pouco atrás da Fortaleza da Barra Grande, construção essa realizada por José Adorno em 1.540.

Até meados do século XVIII, a Ilha de Santo Amaro era habitada, pois, os selvagens eram aliados dos piratas franceses, o que tornou difícil a colonização por parte dos colonos portugueses, sendo que, somente a partir da metade do século XIX, deu-se o seu desenvolvimento.

Em 1.892, a Companhia Prado Chaves instalou a Companhia Balneária da Ilha de Santo Amaro, com o objetivo de fundar a Vila Balneária de Guarujá. Para isso foram encomendados dos Estados Unidos 0l hotel, 0l igreja, 0l cassino e 46 residências, desmontáveis e construídos em pinho da Geórgia. Uma estrada de ferro passou a ligar o Estuário de Santos à nova Vila. Duas barcas possibilitavam o transporte de passageiros da estação da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (em Santos) ao atracadouro do Balneário, em Itapema.

A Vila foi inaugurada em 2 de setembro de 1.893, pelo Dr. Elias Fausto Pacheco Jordão, tendo comparecido a esse evento inúmeras autoridades e personalidades da sociedade paulista, entre elas o Governador do Estado, Bernardino de Campos. Até o ano de 1.926, a Companhia Prado Chaves teve domínio sobre a cidade, passando depois à Prefeitura Sanitária, sendo nomeado o Sr. Juventino Malheiros seu primeiro prefeito.

Em 1.931, Guarujá foi integrado ao Município de Santos, situação que perdurou até 1.934. Pelo Decreto 1.525, de 30 de junho de 1.934, o Governador Armando Salles de Oliveira criou a Estância Balneária de Guarujá, nomeando o Dr. Cyro de Mello Pupo, seu prefeito. Até 1.947, Guarujá foi administrado por prefeitos nomeados quando, pela Lei Orgânica dos Municípios, promulgada em 18 de setembro de 1.947, passou a Município, ocorrendo, então, a primeira eleição para o período de 1.948 a 1.951, sendo eleito o Sr. Abílio dos Santos Branco para o cargo de prefeito.

Em 1.953, a antiga Vila Itapema passou a Distrito, recebendo o nome de “Vicente de Carvalho”, em homenagem ao poeta santista. Conhecida internacionalmente por suas belezas naturais, pelas praias e paisagens sofisticadas, Guarujá atrai milhares de turistas e, dia a dia, confirma seu codinome, “A Pérola do Atlântico”.

Localização Geográfica

O Município de Guarujá localiza-se na Ilha de Santo Amaro, litoral de São Paulo, a cerca de 82 quilômetros da Capital. São seus limites o Oceano Atlântico e os Municípios de Santos, do qual o separa o estuário do Porto e Bertioga, do o separa o Canal de Bertioga.

Coordenadas Geográficas

Área ocupada 138 Km².

Clima Intertropical: Quente e úmido

Temperaturas: Máxima 38º C; Mínima 10º C.

A média de precipitação pluviométrica anual, é de 178,5 mm.

Geomorfologia

A sede municipal está a uma altitude média de 2,00 metros acima do nível do mar.Coordenadas Geográficas

23º latitude sul, 46º15 longitude Oeste.

O relevo da Ilha de Santo Amaro é decorrência de sua situação geográfica. Sob este ponto de vista, toda a Baixada Santista é constituída por um embasamento cristalino de idade pré-devoniana e por uma cobertura sedimentar cenozóica. Onde o embasamento aflora, surgem os morros.

Assim, basicamente é constituída por regiões acidentadas, onde aflora o embasamento cristalino e plantas nas áreas de sedimentação. Como as áreas urbanas desenvolveram-se nas áreas planas, pode-se afirmar que tanto o Guarujá como Vicente de Carvalho, apresentam uma topografia plana, com pequenas diferenças de cota entre os pontos altos e os baixos. Muitas de suas áreas foram conquistadas aos mangues, através de aterros.

População

Segundo o censo/2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população fixa da Ilha de Santo Amaro é de 265.155 habitantes. Deste total, 136.830 pessoas residem no distrito de Vicente de Carvalho e 128.325 em Guarujá.

PRAIAS

Praia da Enseada

Praia da Enseada – É a mais extensa da cidade possuindo 7km. Logo no seu início destaca-se o Morro da Campina, mais conhecido como Morro do Maluf. A praia é muito frequentada por banhistas e adeptos de esportes. À noite é o ponto mais procurado turistas devido a restaurantes e bares agitados

Praia de Pitangueiras

Praia de Pitangueiras – Com 1.800m de extensão é a praia central de Guarujá, onde deu-se o desenvolvimento inicial da ilha. É o local de maior concentração de turistas, em razão do seu comércio.

Praia das Astúrias

Praia das Astúrias – Com 1.000m de extensão, tem como principal característitica os barcos de pescadores e barracas de venda de pescados. Excelente para banho, possibilita ainda admirar as praias de Pitangueiras e Enseada.

Praia do Iporanga

Praia do Iporanga – Iporanga é uma praia de 800m, que leva o nome do condomínio fechado ao qual pertence, o mais sofisticado condomínio de casas do litoral paulista, e o caminho mais curto entre a rodovia Guarujá-Bertioga e a praia. Porém, não é permitida a entrada de veículos e turistas, sendo somente possível chegar à praia por barco ou passeio de escuna.

Perequê

Perequê – Possui 2.200m de extensão. Acolhedora e muito popular é considerada o reduto dos pescadores. É lá que podemos encontrar o autêntico caiçara de nosso litoral.

Praia de Pernambuco

Praia de Pernambuco – Localiza-se após a Praia da Enseada. É bonita e possui uma área de 1.500m de extensão. A praia é muito conhecida pela frequência de artistas e ponto de parada das embarcações de passeio.

Praia do Mar Casado

Praia do Mar Casado – Recebeu este nome porque quando a maré enche acontece a junção da praia, originando o que chamamos de mar casado.

P. do Éden/Sorocotuba

Praia do Éden ou Sorocotuba – Possui 100m de extensão. Ainda sem grande afluência de banhistas, fica depois do Morro do Sorocotuba, entre a Enseada e Pernambuco.

Praia Branca

Praia Branca – Localizada ao lado do Ferry Boat que faz a travessia para Bertioga, no extremo leste da Ilha de Santo Amaro, seu acesso dá-se por barco ou por uma longa trilha a partir do final da estrada Guarujá-Bertioga. Circundada por morros com rica vegetação de Mata Atlântica, é uma praia extensa, com mais de 1.350m, de areia clara, ondas fortes e correntes traiçoeiras do lado esquerdo.

Praia Preta

Praia Preta – Uma pequena enseada de 200m de extensão de beleza selvagem e cercada de morros com densa vegetação da Mata Atlântica, a Praia Preta possui areia dura e escura e mar perigoso, cheio de pedras, com ondas fortes, boas para surfe.

Praia do Tombo

Praia do Tombo – Com 856m de extensão seu nome deriva de sua conformação geológica. Possui mar bravo e provoca tombos inesperados. É ótima para a prática de surf.

Praia do Guaiúba

Praia do Guaiúba – Com 250 metros de extensão, durante muito tempo foi o paraíso dos turistas de finais de semana. É considerada uma das mais belas praias do Guarujá, com destaque para a sua rica vegetação.

ESTRUTURA DE EVENTOS

INFRA-ESTRUTURA DE EVENTOS

Conheça abaixo a estrutura que o Guarujá oferece para realização do seu evento.

Casa Grande Hotel Resort & Spa

O Casa Grande Hotel Resort & Spa une o charme e luxo de sua arquitetura Colonial Brasileira ao toque contemporâneo dos serviços diferenciados com a qualidade de membro da Leading Hotels of the World.

Spa completo, com mais de 20 tratamentos terapêuticos e estéticos;

Academia com equipamentos ultramodernos, quadras de tennis e poliesportivas, 2 piscinas aquecidas, minigolf, serviço de praia, casa da criança com piscina e monitores exclusivos;

São 268 acomodações entre chalés, suítes e apartamentos, a maior parte com varanda privativa, todos com acesso a internet de alta velocidade/wi-fi;

Nove opções de Restaurantes e Bares, com destaque às gastronomias Brasileira Contemporânea e Tailandesa com restaurante junto ao mar, na Praia da Enseada;

Centro de convenções: Área de 1.000m2 com opção para 5 salas modulares de 200m2.

Espaço para exposição: Área de 3.800m2 de frente para o mar, com moderno sistema de ar-condicionado. Ideal para congressos, feiras, convenções e shows.

Salões diversos: 6 salões para eventos com área de 70 a 600m2.

O Casagrande possui Bussiness Center para total apoio do evento

Avenida Miguel Estéfno, 1001

Praia da Enseada – Guarujá/SP

Tel: (13) 3389-4000

Site: www.casagrandehotel.com.br

E-mail: casagrandeguaruja@fractal.com.br

Hotel Costa Balena

O HOTEL COSTA BALENA tem o prazer de apresentar mais uma opção que

conquistamos, nossa nova área de eventos. Com muito empenho para melhor

servir nossos hóspedes agora também para realizar o seu evento

Nossa infra-estrutura dispõe de:

Sala de apoio

Salão de reuniões

Formação em “U”

Terraço

Banheiro

Área 50 m²

Altura 4 metros

Largura 5 metros

Comprimento 11 metros

Coquetel

Coffee break

Jantar

Retroprojetor

Data show

Tela

Flipchart

Quadro negro

Tv e vídeo

Dvd

Microfone

Telefone

Internet Wireless

Endereço: Av. Veraneio, 154

Praia da Enseada – Guaruja/SP

Tel: (13) 3351-9705

Site: www.costabalena.com.br

E-mail: contato@costabalena.com.br

Delphin Hotel

O Delphin Hotel Guarujá possui 77 apartamentos: todos com televisão, frigobar, telefone e ar condicionado. Temos piscina, salão de jogos, sauna, academia, lobby bar, sala de massagem, internet sem fio em todo o empreendimento, quiosque privativo para os hóspedes na praia com serviço de bar e o novo Restaurante Dona Eva especializado em frutos do mar.

Nosso Centro de Convenções possui diferentes salões e serviços recentemente renovado e totalmente equipado para realização de seu evento. Temos 03 salões, sendo o Salão Enseada, 225 m2 com capacidade para 250 pessoas em auditório, o Salão Pitangueiras com 120 m2 acomoda 128 pessoas em auditório e o Salão Perequê, 60 m2 com capacidade para 45 pessoas em auditório”.

Avenida Miguel Estéfno, 1295.

Praia da Enseada – Guarujá/SP

Tel: (13) 3386-2112

E-mail: delphin@atribuna.com.br

Sofitel Jequitimar Guarujá

O centro de convenções do hotel possui tecnologia e equipamentos de comunicação de última geração. A alta flexibilidade proporcionada pela estrutura modular das salas é outra característica presente e que permite a perfeita acomodação de eventos em salas que variam entre 40 e 1.080m². O hotel possui ainda um grande diferencial que é o auditório retrátil com 98 assentos.

O empreendimento possui também uma área de exposições e uma arena perfeita para shows e eventos diversos que aliadas ao centro de convenções somam mais de 8.000m² capazes de acomodar todo e qualquer tipo de evento, em ambientes internos ou ao ar-livre, de pequenas reuniões a grandes convenções e até mesmo shows para milhares de pessoas.

Características:

Área total eventos: 8.030m²

nº salas do centro de convenções: 15

Área total salas: 1.700m²

Maior sala: 1.080m² (4 módulos)

Maior foyer: 800m²

Arena: 3.750m²

Pavilhão de exposições: 1.400m²

Av. Marjory da Silva Prado, 1.100

Praia de Pernambuco – Guarujá – SP

Tel: (13) 2104-2000

E-mail: sofiteljequitimar@accorhotels.com.br

Strand Hotel

O que era bom agora ficou melhor… a Praia do Tombo além de todo seu charme e requinte foi eleita uma das praias mais limpas do Brasil pelo projeto Bandeira Azul.

Localizado à beira desta privilegiada praia está o Strand Hotel com uma infra-estrutura capaz de oferecer um excelente conforto, tranqüilidade e lazer para você.

O hotel possui 48 apartamentos agradavelmente decorados e equipados com terraço, ar condicionado, frigobar, linha externa de telefone, TV e cofre individual nos apartamentos.

Nossa área de lazer repleta de muito verde possuí piscina semi-olímpica e infantil, cascata, quiosque e churrasqueira. É um convite pra relaxar e se divertir.

Com vista esplêndida do mar, a nossa sala de eventos possui ar condicionado, capacidade para até 35 pessoas e localização estratégica para realização de coffee breaks e happy hours.

Strand Hotel.

Lugar ideal para seu descanso, lazer e satisfação!

Av: Prestes Maia, 385

Praia do Tombo – Guarujá – SP.

Telefones/ Fax: (13) 3354-2821/ 3354-2822 / 3354-2842.

E-mail: reservas@strandhotel.com.br

Visite nosso site: www.strandhotel.com.br

The Falls Hotel (Hotel Boutique)

Sala de convenções para 50 pessoas com moderno sistema de ar condicionado, ideal para pequenos eventos, reuniões e convenções. Com coffe break no deck da piscina. Infra estrutura wire less, fax, lan house, frente para o mar da praia da Enseada.

Av. Miguel Estefno , 4981

Praia da Enseada – Guarujá – SP

Tel: 55 (13) 3392-2909

E-mail: fallshotel@fallshotel.com.br

Hotel Ilhas do Caribe

O Hotel Ilhas do Caribe é um lugar tranqüilo e diferenciado para reuniões de trabalho, seminários de planejamento ou pequenas convenções.

O salão Jamaica com 120 m2 acomoda até 75 participantes em vários formatos e dispõe de ambiente climatizado com audio visual básico.

A cerca de 100 metros da praia, o hotel oferece 36 apartamentos totalmente equipados com ar condicionado, frigobar, telefone, cofre digital, cama queen size e internet banda larga. Também dispõe de estacionamento coberto e piscina climatizada em ambiente agradável.

Avenida Guadalajara nº 124

Praia da Enseada – Guarujá/SP

Telefone: (13) 3392-1212

Site: www.hotelilhasdocaribe.com.br

E-mail: info@hotelilhasdocaribe.com.br

Hotel Casa Branca

Dois salões com capacidade para 50 pessoas cada um

Área de lazer coberta ao lado da piscina com cascata

Área de lazer ar livre com churrasqueiras para confraternização

Circuito internet WI-FI

Apoio telefone – fax – internet

38 aptos que podem ser utilizados como SGL – DBL – TPL – QDL

Site: www.hotelcasabranca.com.br

Guarujá Eventos

Localizado em frente a Praia da Enseada, a arena funciona apenas durante a temporada verão, feriados prolongados e para eventos especiais. Com área interna coberta de 3.000m², área externa 1.200m² e estacionamento de 2.000m², o pavilhão de eventos é ideal para feiras, exposições, shows de pequeno, médio e grande porte.

Av. Miguel Stéfano, 1739 – Enseada

Tel.: (13) 3351-8778

Espaços privados

Faculdade do guarujá e colégio adélia camargo corrêa

Auditório 1

Metragem: 300 m²

Capacidade para 400 pessoas

Auditório 2

Metragem: 400 m²

Capacidade para 500 pessoas

Auditório 3

Metragem: 150m²

Capacidade para 200 pessoas

Vila Souza Atlético Clube

Metragem: 1.000m2

Capacidade para 300 pessoas

Unaerp – Campus Guarujá

A Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá, localizada na Praia da Enseada, possui um Campus Universitário com 30 mil metros quadrados. Para a realização de eventos externos, a Universidade disponibiliza uma ampla estrutura:

Auditório

Espaço climatizado em uma área de 40 m² com capacidade para 500 pessoas. Possui toda estrutura necessária para sediar eventos externos, dispondo inclusive de equipamentos áudio visual.

Espaço cultural Unaerp

área 250m² – Local para receber exposições culturais destinado a mostrar todo o talento de artistas de Guarujá e região.

Sala de audiências

área 126,87m² – O local pode ser utilizado para palestras e eventos com capacidade para até 100 pessoas.

Praça de alimentação

área 700m² – Com duas lanchonetes, que oferecem opções diversificadas e lanches rápidos com qualidade, são perfeitas para reuniões

informais e shows para happy hours.

Complexo esportivo

área total 5707,67m² – O complexo esportivo inclui duas quadras cobertas, piscina, quadra de vôlei de praia, campo de futebol society,

pista de atletismo, salas de musculação, ginástica e lutas marciais.

Avenida Dom Pedro I, 3300 – Enseada – Guarujá/SP

Telefone: (55) (13) 3398-1022 e 3398-1000

E-mail: aoliveir@unaerp.br

Espaços públicos para eventos

Praças

14 bis – Vicente de Carvalho

Metragem: 17 mil m²

Do povo – Santa Rosa

Metragem: 3 mil m²

Mário Covas – Morrinhos

Metragem: 9 mil m²

Horácio Lafer – Enseada

Metragem: 16 mil m²

Das Bandeiras – Pitangueiras

Metragem: cerca de 1500 m²

Praias

Enseada

Pitangueiras

Tombo

Ginásios

Guaibê – Avenida Santos Dumont, 420, Santo Antônio, em Guarujá.

Metragem: 10.000m²

Altura: 15Mt

Dimensões: 44,00 x 24,00

Capacidade para 4.000 pessoas

Estádio Municipal – Rua Brasilina Desidério, s/n, no Jardim Helena Maria.

Metragem: 5.000m²

Dimensões: 12 x 4.5

Capacidade para 6.000 pessoas

Teatros

Teatro Procópio Ferreira – Avenida Dom Pedro I, 350, na Enseada.

Metragem: 50m²

Altura: 5Mt

Dimensões: 13,3 x 7,40

Capacidade para 406 Pessoas

Matérias Relacionadas

Aeroporto em Guarujá pode sair neste ano

XVI Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado