Goiânia

Capital do Estado de Goiás, Goiânia é a capital brasileira mais arborizada do país, sendo este o motivos de ter recebido o título de “Capital verde do Brasil”67 e de melhor qualidade de vida. figura entre as cidades com melhor índice de qualidade de vida do país. Município brasileiro com maior área verde por habitante (94 m²) e detentor do segundo maior quantitativo proporcional do mundo (precedido apenas de Edmonton, no Canadá, com taxa de 100 m²), a cidade, de apenas 80 anos, destaca-se por implementar um modelo de desenvolvimento urbano aliado à consistente política de responsabilidade ambiental.


Além do grande número de áreas verdes, que supera em quase oito vezes a taxa preconizada pela Organização das Nações Unidas (12 m²), a capital goiana é a cidade brasileira com maior quantitativo de árvores em vias públicas. Possui a melhor infraestrutura urbana do Brasil (IBGE/2012), o maior parque de diversões público da América Latina e, em breve, terá o maior parque linear do mundo: o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama)

Centenas de flores espalham cores e perfumes pela cidade. Bosques, praças e jardins preenchem espaços entre grandes avenidas e pequenas ruas, fazendo com que Goiânia esteja no ranking das melhores cidades brasileiras em qualidade de vida. A capital de Goiás é moderna. Talvez por isso, a agitação cultural seja tão intensa. Cinemas, galerias de arte, bosques, universidades, parques e museus fazem parte de um cotidiano dinâmico, que logo influencia o dia a dia dos visitantes.

 

Como Chegar

Há duas maneiras de se chegar a Goiânia, por via aérea ou terrestre. Se optar pela via aérea existem diversas  opções de voos, saindo de todos os cantos do Brasil. Já se preferir aproveitar a viagem para conhecer pessoas e relaxar ao invés de dirigir , o transporte  é realizado por ônibus que saem das rodoviárias.

 

Onde Ficar

Localizado no centro de Goiânia, o Blue Tree Premium Goiânia dispõe de quartos com TV a cabo. As instalações incluem uma piscina ao ar livre. O estacionamento, gratuito e privativo, está disponível no local. Todos os quartos do Blue Tree Premium Goiânia estão equipados com ar-condicionado, frigobar e banheiro privativo. Algumas acomodações oferecem Wi-Fi gratuito. O serviço de quarto está à sua disposição 24 horas por dia. No Blue Tree Premium Goiânia, você pode desfrutar de uma piscina ao ar livre, além de uma sauna e uma academia. Você pode saborear pratos da cozinha regional e internacional no restaurante. Aos sábados, é servida a tradicional feijoada.

O Bristol Evidence é um hotel de 4 estrelas e  está situado a apenas 3.5km do Centro Comercial Flamboyant, em Goiânia, e oferece uma piscina e uma sauna. Também estão disponíveis acesso gratuito à internet sem fios (Wi-Fi) e estacionamento privado gratuito. Os quartos no Bristol Evidence estão mobiliados de forma simples com TV a cabo, quitinete e banheiro privado com comodidades de banho. O Restaurante Santorini serve cozinha italiana autêntica. Pode ainda desfrutar de uma grande variedade de coquetéis e bebidas no bar. Os hóspedes também podem relaxar na piscina do hotel, que tem uma cascata. Outras opções incluem uma sauna e uma academia totalmente equipada. O hotel fica a 20 minutos do aeroporto de Goiânia.

O Comfort Suites Flamboyant está localizado na área verde pela qual Goiânia é famosa, a poucos passos dos Parques Flamboyant e Areião. Oferece piscina ao ar livre, sauna e academia bem-equipada. O Comfort Suites Flamboyant dispõe de quartos para fumantes e não-fumantes. Todos são equipados com Wi-Fi gratuito, ar-condicionado e TV a cabo. O Restaurante Baru oferece café-da-manhã, almoço e jantar, com especialidades goianas e alguns clássicos internacionais. O Flamboyant Comfort Suites dispõe de recepção 24 horas e estacionamento privativo gratuito. As atrações próximas incluem o Bosque dos Buritis e o Parque Areião. O Aeroporto Nacional de Santa Genoveva está localizado a menos de 20 minutos de carro do hotel.

Passeios e Atrações

Quem passa por Goiânia não deixa de conhecer o Monumento às Três Raças, símbolo da cidade, na Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, no Centro. Ao projetá-la, em 1968, a artista plástica Neusa Moraes simbolizou a miscigenação das três raças: o branco, negro e índio, presentes no sangue do povo goiano.

Já a fatia religiosa da cidade também de transformou em um movimentado ponto turístico. Os Painéis da Via Sacra, na Rodovia dos Romeiros, impressiona pela grandiosidade. São 16 quilômetros de extensão, como se fosse uma gigantesca galeria de arte a céu aberto, a maior do mundo. São 14 painéis de dez metros de largura por quatro de altura do artista plástico Omar Souto, que retratam os principais momentos da paixão de Cristo. Omar passou 105 dias no local para conseguir pintar todos os painéis.

Em Goiânia, o passeio tradicional de domingo é pela Feira Hippie, instalada em um ponto histórico da cidade, a antiga estação ferroviária, com vista para a Maria Fumaça. Saboreando um caldo de cana, você compra objetos artesanais, calçados, comidas típicas e produtos importados espalhados pelas milhares de barraquinhas. Outra feira bastante conhecida na cidade é a Cora Coralina, nome em homenagem a uma das mais talentosas poetisas e doceiras do Estado. A feira, como não podia deixar de ser, é especializada em guloseimas e fica na tradicional Rua do Lazer.

O Lago das Rosas é o mais antigo parque da cidade, inaugurado no dia 30 de novembro de 1971, mas construído desde a década de 1940. Com uma área de 315 000 m², sua arquitetura baseia-se no art déco tido como Patrimônio Artístico e Histórico do Brasil como segundo maior acervo do mundo, revela nuances arquitetônicos e belezas escondidas por toda a cidade. O parque Vaca Brava, na região sul da cidade, possui uma área de quase 80 000 m², além de locais de prática esportiva.

Depois de um banho de cultura, que tal um banho de loja?  Goiânia tem gigantescos shoppings centers para todos os gostos, como o Flamboyant, o Goiânia Shopping, o Shopping Boungainville e o Buriti Shopping. Mas se você prefere fazer compras ao ar livre para aproveitar o cenário bucólico, as feiras são imperdíveis. Para comprar roupas, produtos místicos, artesanatos, doces, tortas, pratos típicos e salgados, conheça a Feira da Lua, que funciona aos sábados na Praça Tamandaré, no Setor Oeste. São centenas de expositores que combinam as cores das lonas das barracas com os produtos que vendem. Aqui é o reduto dos jovens que gastam e se divertem até tarde.

 

 

Museus,Galerias e Exposições

Ainda nas artes, Goiânia continua impressionando. O Museu de Arte Contemporânea, o MAC, possui um acervo de 500 obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, objetos e reproduções. No mesmo local está a Escola de Artes Visuais e o Balé do Estado, outras manifestações explícitas da movimentada cultura goianense.

Outro museu chama a atenção pela arquitetura: o Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga, com fachada art-déco, fundado em 1946. O acervo conta com documentos históricos, artefatos indígenas, utensílios antiquíssimos, arte sacra e popular, objetos da época da Revolução Industrial, minerais, rochas, diversas peças artísticas e uma seção especializada em folclore.

Para curtir o ar puro, são centenas de praças limpas e floridas e o Bosque dos Buritis é considerado o patrimônio paisagístico da cidade. Debruçado no Setor Oeste de Goiânia, o bosque abriga três lagos artificiais. Em um deles está o maior jato d’água da América do Sul. Outro parque de destaque é o Parque Ecológico de Goiânia, também chamado de Ulisses Guimarães. A área é uma reserva florestal que esconde a cachoeira dos macacos, um teatro de arena e um sítio arqueológico da tribo dos índios caiapós, que possui cerca de 1500 anos.

 

Referências:

 http://www.feriasbrasil.com.br/go/goiania/

http://www.goiania.go.gov.br/portal/home.shtml

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado