Fortaleza

Fortaleza é um dos destinos turísticos mais cobiçados no Brasil e, depois de conhecer a variedade de atrativos que a cidade oferece, fica fácil entender o porquê desse sucesso. Com o poder de agradar pessoas de todas as idades, a capital cearense mistura muitas coisas de que o brasileiro gosta: belezas naturais, cultura, música, diversão e uma culinária de tirar o chapéu.

São mais de 2,5 milhões de habitantes em uma cidade em que o mar estonteante está completamente integrado ao dia a dia. Seja para pegar um sol durante o dia ou para caminhar à noite, o litoral é um dos destaques da capital. A orla urbana – acompanhada por edifícios altos e um calçadão animadíssimo -, além das praias de Iracema, Meireles, Mucuripe e do Futuro, e da Ponte dos Ingleses no final da tarde, são programas imperdíveis. Visitar o Beach Park, um dos parques aquáticos mais famosos do Brasil, é também um programa clássico que agrada mesmo aqueles que não são tão adeptos de adrenalina (se adrenalina é o que você procura, prepare-se para o Insano, um toboágua com queda impressionante de 41 metros!).

Não se pode falar das praias de Fortaleza e esquecer as megabarracas de praia, que ganham um significado especial nessa parte do país. As barracas da Praia do Futuro – a praia mais famosa da cidade – são enormes e muito estruturadas, com piscina, wi-fi e até playground. Ir à Praia do Futuro é sinônimo de escolher uma barraca para passar o dia (e são tantas opções que você provavelmente ficará em dúvida sobre qual delas escolher). É diversão para toda a família, com conforto na beira da praia.

A proximidade com o oceano é um ótimo pretexto para comer peixes, camarões, lagostas e, claro, caranguejo! Quinta-feira é um dia sagrado para os fortalezenses comerem o caranguejo; se você estiver na cidade nesse dia, não perca o momento, pois é praticamente um evento! Vale a pena, também, dar vez aos pratos mais regionais, como carne seca, baião de dois e as tapiocas, servidas com um grande leque de recheios. Para levar para casa, vale a pena comprar algumas castanhas; melhor ainda se forem compradas fresquinhas na Feira de Artesanato da Av. Beira Mar, point para compras.

Nem só de belezas naturais vive Fortaleza e quem é adepto de um programa cultural encontrará várias opções. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ou apenas Dragão, é uma das melhores opções para ver uma exposição, assistir a um filme e, de quebra, curtir um barzinho no fim do dia. Aliás, a vida noturna da capital é tão animada quanto a vida diurna. De segunda a segunda, Fortaleza tem atrativos para curtir a noite e, se você não perde a oportunidade de dar risadas, assistir a um show de humoristas cearenses é obrigatório. O forró também é de lei, ideal para quem gosta de dançar.

Praias de mar esverdeado, orla movimentada, oportunidades para comprar artesanato, comer camarões e caranguejos frescos, dar muitas risadas nos shows de humor e dançar um forrózinho esperto… Fortaleza é isso e muito mais.

 

Quando ir a Fortaleza

Fortaleza é uma cidade quente o ano todo, com médias de temperatura anuais de 27ºC. Não há mudança discrepante de temperatura entre o inverno e o verão; as médias entre uma estação e outra variam apenas entre 26ºC e 28ºC.

Ainda que faça calor durante todo o ano, é importante notar que a frequência de chuvas é maior no primeiro semestre, especialmente entre os meses de fevereiro e maio. Se você pretende viajar na época chuvosa, considere que o vento é constante na cidade e que, por isso, um dia que começa nublado pode facilmente ficar ensolarado alguns instantes depois.

Os ventos estão presentes o ano todo, ajudando a amenizar o calor, mas são mais fortes entre agosto e novembro; portanto, essa é a época ideal para viajar se você pratica windsurf ou kitesurf.

Por ser uma cidade de grande porte, Fortaleza recebe eventos e shows ao longo do ano. Carnaval e réveillon são períodos que merecem cuidado especial e antecipação ao reservar hotéis e comprar voos, pois a cidade costuma ficar cheia. O Fortal, um dos maiores carnavais fora de época do Brasil, acontece no final de julho e é um excelente motivo para visitar a capital cearense e conhecer todo o seu agito.

 

Como chegar a Fortaleza

Fortaleza conta com um aeroporto moderno, que recebe voos de diferentes companhias aéreas brasileiras e estrangeiras. Para quem já está no nordeste e gosta de fazer viagens de carro, nossa sugestão é aproveitar as distâncias entre as capitais da região para viajar por via terrestre.

Avião
O Aeroporto Internacional de Fortaleza – – é um dos principais meios de chegada para quem visita a capital cearese e destinos como Canoa Quebrada e Jericoacoara. Companhias como Gol, TAM, Avianca e Azul, além das internacionais KLM, Delta e TAP, têm voos regulares entre Fortaleza e outras capitais. Há um movimento grande nesse aeroporto, sobretudo voos que vão para cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Belém, Brasília e Recife.

Saindo do Aeroporto
Por estar localizado a cerca de 10km do centro de Fortaleza e a 12km de Meireles (bairro da orla urbana), o deslocamento entre o aeroporto e seu hotel poderá ser feito em ônibus, táxi ou carro alugado no próprio terminal.
A não ser em situações específicas, não há necessidade de contratar um transfer para fazer o trajeto entre o aeroporto e o hotel, pois os táxis cumprem bem esse papel. Logo ao sair da sala de desembarque, é provável que alguns taxistas o abordem para oferecer seus serviços; no entanto, é mais confiável fazer a corrida com uma das empresas credenciadas pelo próprio aeroporto.

Ônibus
Como as distâncias entre as capitais nordestinas são relativamente pequenas, fazer uma viagem de ônibus não é nenhum bicho de sete cabeças e nem sempre demora tanto tempo. Os ônibus também são uma alternativa interessante para quem tem como destino final uma cidade do interior do estado ou para quem pretende economizar nas passagens.

Carro
São cerca de 530km entre Fortaleza e Natal, percorrendo estradas como BR-226, BR-304 (em grande parte do trajeto) e CE-040. Para quem parte de São Luís sem o desejo de passar pelo litoral, são pouco mais de 900km, feitos, principalmente, através da BR-222.

 

O que fazer em Fortaleza

Fortaleza é uma cidade de grande porte, com mais de 2,5 milhões de habitantes; é atrativa dia e noite, e em cinco ou seis dias você consegue conhecer os principais pontos de interesse da região. Seja para fazer passeios, curtir o mar, a cultura local ou seus belos restaurantes, Fortaleza impressiona pela enorme variedade de atividades.

Quem visita a capital cearense já pensa logo em suas praias. Passar um dia nas megabarracas da Praia do Futuro, fazer um passeio de barco com direito a vista da Av. Beira Mar e caminhar no calçadão são atividades imperdíveis que entram na programação de milhares de turistas.

Quem não quer perder um visual bonito acompanhado do mar verde deve fazer uma parada para fotos no Espigão de Iracema e passar um fim de tarde na Ponte dos Ingleses, de onde se vê um belo pôr do sol. Com a chegada da noite, visite a Feirinha de Artesanato na Beira Mar, compre um pouco de castanhas frescas e arremate alguns presentinhos para levar de lembrança.

Um dos lugares que mais fazem sucesso, especialmente entre os jovens, é o Beach Park, considerado um dos parques aquáticos mais famosos do país. Há quem torça o nariz e não se sinta à vontade para curtir os brinquedos com maior adrenalina, mas nesse parque aquático todos se divertem. Realmente há brinquedos e piscinas para pessoas de todas as idades, dos mais novinhos aos mais velhos.

Comer bem em Fortaleza é tarefa fácil; difícil é decidir onde ir diante de restaurantantes tão bons. Para comer frutos do mar, o Coco Bambu é uma excelente opção; para comer o tradicional caranguejo da quinta-feira, a dica é a barraca Chico do Caranguejo, onde é possível comer e de quebra curtir um show de humor – especialidade do Ceará, que tem humoristas de excelente qualidade. Corra para as sorveterias 50 Sabores e San Paolo quanto quiser aliviar o calor e adoçar um pouco seu dia.

Vá, pelo menos, a um show de humor durante a noite e conheça o Centro Dragão do Mar, com vários bares e programação cultural diversificada. Segunda-feira é dia de conhecer o Pirata Bar e, na terça, a pedida é o Arre Égua, ambos com bom forró.

 

Pontos turísticos de Fortaleza

As praias são alguns dos principais pontos turísticos de Fortaleza, mas não são os únicos. É claro que visitar as praias de Iracema, Meireles, Mucuripe e a Praia do Futuro – com suas megabarracas – faz parte do roteiro dos visitantes; no entanto, a capital cearense tem mais do que praias para oferecer.

Querendo fazer um passeio cultural, a melhor ideia é conhecer o centro da cidade. Comece indo ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, também conhecido apenas como “Dragão”. O lugar tem salas de cinema e teatro, abriga o Museu de Arte Contemporânea e um planetário. Além desse lado cultural, o Dragão tem vários bares e é ideal para um happy hour.

Para conhecer mais a fundo a história do Ceará, a dica é visitar o Museu do Ceará, no centro. Ele está dividido em oito temas diferentes, com áreas que tratam dos povos indígenas, da escravidão e de Padre Cícero (sacerdote muito querido pelos cearenses), entre outras áreas. Se bater aquela vontade de descansar depois de uma caminhada, tome um café sob as árvores do Passeio Público.

Também no centro, que concentra os pontos históricos de Fortaleza, não deixe de visitar o Theatro José de Alencar. A fachada externa do lugar não demonstra toda a sua beleza; por isso, não deixe de entrar no edifício e conferir seus detalhes. O teatro, construído em 1910, chama a atenção por sua estrutura metálica, pelos vitrais coloridos e pelas pinturas no teto. Faça uma visita guiada pelo teatro, é gratuita!

Artesanato faz parte da cultura do Ceará e, para conhecer peças do artesanato local, dois ótimos lugares são o Mercado Central e a Feira de Artesanato da Av. Beira Mar. Aliás, caminhar pela Beira Mar e por seu calçadão é um programa delicioso – se tiver pique, vá de Mucuripe até Iracema, passando pelo Espigão de Iracema, pela estátua de Iracema e visitando a Ponte dos Ingleses, um dos símbolos de Fortaleza.

Por último – não menos importante -, insira no roteiro um dia todo dedicado ao Beach Park, um dos parques aquáticos mais famosos do Brasil. O parque abriga uma grande variedade de brinquedos, que atendem os anseios tanto de famílias que viajam com crianças quanto dos aventureiros, loucos por uma boa dose de adrenalina. O local tem piscinas com ondas, brinquedos infantis, vários toboáguas – entre eles o Insano e recém-lançado Arrepius, que tem conquistado muitos visitantes.

 

Para conhecer mais a fundo a história do Ceará, a dica é visitar o Museu do Ceará, no centro. Ele está dividido em oito temas diferentes, com áreas que tratam dos povos indígenas, da escravidão e de Padre Cícero (sacerdote muito querido pelos cearenses), entre outras áreas. Se bater aquela vontade de descansar depois de uma caminhada, tome um café sob as árvores do Passeio Público.

Também no centro, que concentra os pontos históricos de Fortaleza, não deixe de visitar o Theatro José de Alencar. A fachada externa do lugar não demonstra toda a sua beleza; por isso, não deixe de entrar no edifício e conferir seus detalhes. O teatro, construído em 1910, chama a atenção por sua estrutura metálica, pelos vitrais coloridos e pelas pinturas no teto. Faça uma visita guiada pelo teatro, é gratuita!

Artesanato faz parte da cultura do Ceará e, para conhecer peças do artesanato local, dois ótimos lugares são o Mercado Central e a Feira de Artesanato da Av. Beira Mar. Aliás, caminhar pela Beira Mar e por seu calçadão é um programa delicioso – se tiver pique, vá de Mucuripe até Iracema, passando pelo Espigão de Iracema, pela estátua de Iracema e visitando a Ponte dos Ingleses, um dos símbolos de Fortaleza.

Por último – não menos importante -, insira no roteiro um dia todo dedicado ao Beach Park, um dos parques aquáticos mais famosos do Brasil. O parque abriga uma grande variedade de brinquedos, que atendem os anseios tanto de famílias que viajam com crianças quanto dos aventureiros, loucos por uma boa dose de adrenalina. O local tem piscinas com ondas, brinquedos infantis, vários toboáguas – entre eles o Insano e recém-lançado Arrepius, que tem conquistado muitos visitantes.

Av. Beira Mar

A Av. Beira Mar é uma das vias mais importantes de Fortaleza. Ela margeia a orla urbana da capital, passando por bairros como Iracema, Meireles e Mucuripe.

Ao longo da avenida estão localizados vários restaurantes, hotéis, bares e edifícios residenciais.

Caminhar pelo calçadão que há em sua extensão e conhecer a Feira de Artesanato são passeios imperdíveis na cidade.

Beach Park

O Beach Park é um dos maiores complexos de diversão do Brasil. O lugar tem uma ótima barraca de praia, hotel e a área que mais faz sucesso: o parque aquático na frente do mar. Ainda que esteja em Aquiraz, o complexo Beach Park é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza e garante diversão para pessoas de todas as idades.

 

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura 

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ou simplesmente “Dragão”, é um dos pontos turísticos mais famosos de Fortaleza. O lugar tem salas de teatro e cinema, abre espaço para exposições e apresentações musicais, além de abrigar o planetário, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu da Cultura Cearense, entre outros espaços culturais.

 

Dicas

– Costuma fazer bastante calor em Fortaleza. Na hora de preparar a mala, coloque roupas frescas e leves.

– Os ventos são constantes no Ceará e ajudam a diminuir a sensação de calor – por isso muita gente não sente o sol queimando. Usar protetor solar e chapéu ou boné é imprescindível ao visitar a região, principalmente porque os índices de raios ultravioleta são extremos nessa parte do país.

– A falta de segurança é um assunto que vem chamando a atenção dos moradores de Fortaleza. É aconselhável tomar alguns cuidados básicos para evitar incidentes, entre eles: não andar em posse de pertences valiosos, evitar usar objetos que chamem atenção, evitar andar por ruas vazias e optar por chamar um táxi em vez de caminhar à noite. A insegurança é um problema de muitas cidades brasileiras, principalmente nas capitais, e alguns pequenos cuidados podem fazer grande diferença, evitando transtornos imensuráveis. Redobre a atenção ao passear pela orla urbana durante o final de semana (dias de maior movimento) e pela área da Praia do Futuro, que é considerada uma região um pouco insegura.

 

Fonte: guia.melhoresdestinos.com.br

Tagged , , , ,