DUBAI – Luxo e Conforto do Início ao Fim!

 By Camila Carvalho

Ir para Dubai e vivenciar o glamour que essa cidade futurista oferece é um destino que deve ser incluído no roteiro de todo mundo. Com uma variedade infinita de opções para umas férias tranquilas, uma aventura no deserto ou uma pausa indulgente e refrescante da rotina diária, Dubai é uma metrópole vibrante e um dos mais concorridos  destinos turísticos no Oriente Médio. É um centro de negócios de primeira classe com seus enormes arranha-céus, instalações state-of-the-art de entretenimento e lazer, ultra-moderna infra-estrutura de telecomunicações, comidas irresistíveis, shoppings colossais e impressionantes paisagens desérticas embebidos no sol dourado. Tudo isso ao lado de muita  tradição, história,  cultura e conservadorismo.

Os viajantes podem começar a sua jornada logo ao sair da aeronave contratando os diversos serviços que a Marhaba Coporate oferece, como transfer in/out para o hotel, city tours, entre outros. O ponto forte é a recepção no desembarque na porta da aeronave com um carro de golf  fazendo o transporte das malas até o processo de passar na imigração (tendo um guichê único e sem filas, o que de fato é muito importante, pois com a grande quantidade de voos que chegam ao mesmo tempo as filas são enormes e o tempo de espera superior a 40 minutos).

BEM-VINDO A DUBAI

Um dos sete emirados que compõe os Emirados  Árabes Unidos, país este, que está situado na Península Arábica, faz fronteira com Arábia Saudita, Oman e é banhado  pelo Golfo Pérsico e o Golfo de Oman. É a cidade mais conectada do Oriente Médio e está menos do que oito horas da Europa ou do Extremo Oriente, com mais de 130 aviões com ligações diretas a mais de 200 destinos no mundo todo. O Aeroporto Internacional de Dubai tem a capacidade de atender 70 milhões de passageiros anualmente. A primeira fase do novo aeroporto internacional, Al Maktoum Internacional, que está no coração do Dubai World Central, em Jebel Ali, foi inaugurado em 2010. Quando estiver totalmente concluído, terá capacidade para atender de 120 a 150 milhões de passageiros por ano.

Aqueles que querem relaxar e explorar as Arábias em grande estilo irá encontrar o seu retiro perfeito no emirado ensolarado, Dubai. Independentemente da sua preferência – seja sol, mar e areia, passeios históricos, passeios de compras, tratamentos de spa ou os deliciosos Safaris no Deserto – um mundo de aventura espera por você em Dubai.

ATRAÇÕES E LUGARES PARA VISITAR

Dubai é o local de férias ideal para famílias e turistas que querem aventura ou uma pausa de luxo das pressões da vida na cidade. As famílias podem optar por parques aquáticos temáticos centrados como Aquaventure no hotel Atlantis, The Palm, o Wild Wadi Waterpark, ao lado do hotel Jumeirah Beach, e o Dubai Dolphinarium, enquanto o viajante ativo pode ir se aventurar nas dunas de areias douradas das Arábias, montando num camelo, praticando “sandboard” nas areias no deserto. Os ecoturistas também devem considerar a embarcar em uma turnê emocionante do primeiro Parque Nacional de Dubai, o Dubai Desert Conservation Reserve. Um city tour que inclui paradas como marcos emblemáticos de Dubai é uma atração local que não se deve deixar de fazer.

O Aquaventure, uma das principais atrações do Atlantis, The Palm – a Palm Jumeirah Island foi feita pelas mãos do homem – oferece um Parque Aquático emocionante incluindo Zigurate, um monumento imenso com mais de 30 metros de altura. Lá você também pode brincar e nadar com golfinhos no Dolphin Bay, ou descansar na praia particular do hotel.

Localizado em frente ao impressionante hotel Burj Al Arab, o Wild Wadi oferece 30 brinquedos e atrações para toda a família. Ele é temático em torno do conto de Juha, um personagem conhecido do folclore árabe.

O Dubai Mall, um dos centro comerciais mais incríveis do Oriente Médio e o maior shopping do mundo, é um destino de lazer completo por si só. O centro comercial tem mais de 2.000 lojas, incluindo as lojas de algumas das marcas mais luxuosas do mundo, um aquário com mais de 33.000 animais marinhos, uma pista de gelo de tamanho olímpico e restaurantes finos.

Os Parques Temáticos do emirado de Dubai e centros de lazer são garantias de manter toda a família unida, particularmente as crianças, mantendo-as entretidas durante as férias. Há o famoso “Ski Dubai”, literalmente, um dos lugares mais legais e divertidos dos Emirados, que fica dentro do shopping Mall of Emirates e possui a 2ª maior pista de esqui indoor do planeta. Esta atração possui uma montanha temática única no deserto oferecendo um inverno de maravilhas, onde as crianças e os jovens de coração podem andar de esqui, snowboard ou andar de tobogã.

O super Burj Dubai ou Burj Khalifa, como também é conhecido e é um dos maiores feitos de engenharia do século 21, também consolida a reputação da cidade como a “Manhattan da Arábia”. O edifício mais alto do planeta, com sua fachada de vidro cintilante é também em estreita proximidade com o show das águas mais alta do mundo – A “Dubai Fountain”. Para criar este espetáculo imponente de luz e movimento, 22.000 litros de água são jogadas para o ar a 150 metros de altura para o deslumbramento dos convidados dos 63 andares do hotel cinco estrelas e luxuoso The Address Downtown, que tem vista direta sobre a fonte. Para admirar a grandiosidade dessa cidade suba até o topo do prédio pelo elevador mais rápido do mundo – faz 10 metros por segundo – onde é possível ter uma visão de 360º de Dubai.

Não deixe de fazer o Safári no Deserto. É um passeio em carros 4X4 no meio das Dunas, onde o cenário é maravilhoso, principalmente no por do sol. Não se esqueça que o passeio pode ser com emoção ou sem emoção, os carros voam em meio a montanhas de areia. Logo depois do safári os carros vão para uma festa típica árabe com camelos, show de dança do ventre, tatuagens de rena, fotos de burca e um banquete regado até a bebidas alcoólicas. Vale a pena conferir!

Se você preferir explorar Dubai em um ritmo mais lento, você pode passar horas explorando a “gold souk” ou os mercados tradicionais, onde você pode pechinchar produtos maravilhosos, visitar museus e o local histórico: o distrito de Al Bastakiya, além de desfrutar de uma caneca fumegante da bebida favorita deles em um café nos bairros antigos e populares, e se espreguiçar ao redor da praia antes de entrar em um “Dhow Cruise”, o barco de madeira tradicional para um cruzeiro com jantar em Dubai Creek.

O Souk Al Bahar é bem conhecido por estar em frente ao Dubai Mla, Fountains e Burj Khalifa, além de estar conectado com o Emirates Palace Dubai. Possui diversas lojas típicas, bares para relaxar enquanto acontece o show das águas dançantes, e restaurantes finos.

A infra-estrutura de turismo de Dubai também é bastante reforçada pelo “Dubai Metro”, o primeiro sistema ferroviário urbano de seu tipo no Oriente Médio e o maior sistema do mundo de metrô automático sem motorista. O comprimento total do projeto é de 76 Km, que inclui a Linha Vermelha de 52Km, inaugurada em Setembro de 2009, e 23,9 km da Linha Verde, inaugurada em Setembro de 2011.

Devido a religião, há 3 tipos de vagão nos trens: o primeiro vagão é o Gold Class, onde quem prefere viajar mais tranquilo paga um pouco mais por esse ticket. O segundo é para mulheres e crianças, pois para alguns não é permitido homens e mulheres permanecerem no mesmo ambiente (há uma identificação no vidro). E o terceiro é para todos: homens, mulheres e crianças. Para que essas regras sejam cumpridas há fiscais dentro dos vagões.

Os visitantes que pretendem imergir-se no estilo de vida e cultura local poderão desfrutar, como por exemplo, das ofertas saborosas de restaurantes gourmet da cidade e em pequenos estabelecimentos familiares para jantar. A incrível diversidade de culturas gastronómicas e estilos de culinária no emirado é incomparável como árabe, indiano, chinês, tailandês, francês, italiano, japonês, filipino e sabores indonésios se juntando para criar uma sinfonia culinária que está exclusivamente em Dubai. Para a desgustação dos apreciadores da área de culinária, Dubai compõe de uma gama de celebridades da área como Gordon Ramsay, Gary Rhodes, Santi Santamaria e Jamie Oliver, que também têm empreendimentos no Deserto de Dubai, e criação de suas cozinhas em alguns dos principais hotéis da cidade.

CLIMA

O emirado goza de um clima árido subtropical. Abençoado com céu azul e sol durante todo o ano, a temperatura de Dubai pode subir para 48°C entre os meses de junho e setembro, com níveis de umidade muito elevados, inclusive a noite. As temperaturas são apenas ligeiramente mais moderadas o resto do ano, o melhor período para desfrutar de um clima delicioso entre dezembro e março, quando é considerado alta temporada. Há muito pouca chuva em Dubai, mas quando as torneiras se abrem, é principalmente nos meses mais frios.

Um dos lugares mais gostosos para ficar é na região de Jumeirah Beach. Com vários restaurantes, bares, shoppings e luxuosos hotéis, é possível passear tranquilamente admirando a bela paisagem, e se refrescar na praia de águas mornas e transparentes.

TRADIÇÃO ISLÂMICA

O emirado é uma das economias que cresce mais rapidamente no mundo, uma potência comercial e de investimento que defende com firmeza o seu valor e tradição islâmica. A cultura é baseada em uma crença profundamente enraizada no Islã e centra-se na família. Uma cidade cosmopolita, onde a tradição encontra modernização, Dubai é uma sociedade progressista, multicultural e tolerante, porém os turistas devem respeitar, principalmente durante o dia, e usar vestimentas adequadas em lugares públicos e fechados.

ECONOMIA

Serviços de comércio, turismo, imobiliário e financeiro estão entre os motores de crescimento de Dubai. Há inúmeros shoppings espalhados pela cidade, mas o setor de viagens e turismo em particular, está impulsionando a economia do emirado. Em 2015, Dubai planeja construir 100.000 suítes para atender 15 milhões de visitantes. Cerca de 42.000 suítes serão adicionados ao mercado hoteleiro de primeira classe e luxo de Dubai nos próximos anos. A moeda dos Emirados Árabes Unidos é o DIRHAN.

ARTE E CULTURA

Para um destino que é rico em história, Dubai também tem sido estabelecido como um dos centros principais e muito visitados para galerias de arte, museus, sítios arqueológicos, monumentos históricos e bairros antigos. O Ministério de Cultura e Artes de Dubai está ativamente na criação de um ambiente rico, no Patrimônio Histórico do Emirado, artes visuais, teatro, música, literatura e poesia, florescendo cada vez mais. O emirado promove o diálogo entre culturas e nações e ajuda a nutrir os talentos locais através do acolhimento de iniciativas inovadoras, como o Festival de Cinema Internacional de Dubai e da Emirates Airline Festival Internacional de Literatura.

CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS

Com uma área de cerca de 3885 km², Dubai é o segundo maior emirado dos Emirados Árabes Unidos após a capital, Abu Dhabi. Uma das mais interessantes características geográficas de Dubai é o Dubai Creek, uma entrada natural do Golfo Pérsico, que divide a cidade em duas partes – Deira ao seu norte e Bur Dubai ao sul. Uma visita ao calçadão que beira o Creek oferece um panorama geral desta região histórica mostrando um mix de prédios modernos lado a lado com construções históricas recém  restauradas.

A localização de Dubai e geografia permite se conectar a todos os Estados do Golfo vizinhos, bem como o Sul da Ásia e da África Oriental. Dubai tem o maior porto natural na região, tornando-se um dos hubs comerciais mais importantes do Oriente Médio.

COMPRAS

Os shoppings e “souks” (mercados abertos de rua) de Dubai oferecem pechinchas maravilhosas. A cidade de Dubai é um oásis de compras, oferecendo uma vasta gama de produtos praticamente inigualável em qualquer lugar do mundo. Os visitantes vão encontrar tudo e qualquer coisa em Dubai a partir de grifes e jóias finas com os últimos “gadgets” e especiarias aromáticas. Dubai Duty Free, a maior operação do aeroporto para o varejo no mundo, oferece uma grande variedade de produtos, de grande valor para o dinheiro e excelente serviço ao cliente.

Anualmente, os grandes compradores vão para Dubai durante o Dubai Shopping Festival, Dubai Summer Surprises e Eid aproveitando-se de grandes extravagâncias de ofertas no varejo de Dubai. Além de proporcionar negócios fabulosos, estes festivais têm evoluído muito em eventos culturais para o turismo.

ACOMODAÇÃO

Dubai tem alguns dos hotéis mais luxuosos do mundo, incluindo o Hotel Armani, no magnífico Burj Khalifa, The Address Downtown, o retiro de férias principal, localizado bem no meio da cidade; o luxuoso complexo Madinat Jumeirah; o resort Jumeirah Beach onde tem no terraço um bar que propicia vista panorâmica da cidade; o imponente Atlantis, The Palm; Al Maha Desert Resort & Spa, um oásis de luxo e encantamento que em conjunto com a paisagem do deserto possui 225Km² de área, e o esplêndido Bab Al Shams, também no deserto; e, não podendo deixar de mencionar, a estrutura mais fotografada de Dubai, o Burj Al Arab – único hotel sete estrelas do mundo e projetado para se parecer com uma vela ao vento.

Os visitantes podem também desfrutar das inúmeras cadeias de hotéis cinco estrelas que caracterizam pelas instalações de primeira linha de lazer e apartamentos de luxo concebidos para famílias e viajantes de negócios.

Veja Também:

Regras STPC ( Dubai Connect )‏

Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,