Capadócia

A Capadócia é uma região da Turquia com belezas naturais e históricas. A área é composta por diferentes cidades e vilas, entre elas Göreme, Ürgüp, Uçhisar e Avanos. Mais do que uma viagem para admirar paisagens estonteantes e voar pelo céu em um balão colorido, que já seriam motivos suficientes para justificar o sucesso do turismo local, a região reserva aos seus visitantes uma imersão na cultura turca moderna e antiga e muito aprendizado.

Foi terra dos hititas (cerca de dois mil anos antes de Cristo), frígios, assírios, medos, cimérios e persas. Foi assediada por Alexandre, o Grande, e província do Império Romano. Depois respondeu aos impérios bizantino e otomano. Guerras, intrigas e perseguições moldaram sua história assim como a ação do vento e a atividade vulcânica deram os contornos da paisagem que se vê. A região, afinal, era ponto comum de rotas comerciais importantes e por isso sofreu constantes invasões. Em tempos perigosos os habitantes partiam para os refúgios subterrâneos, e cada civilização que sucedia foi responsável por aumentar estas cidades que abrigavam verdadeiros formigueiros humanos.

Há registro de mais de 150 cidades subterrâneas, que começaram a ser escavadas pelos hititas e estão ao redor de uma região de 25 mil km quadrados. Elas eram conectadas a muitas casas por passagens secretas e algumas podiam receber até 30 mil pessoas. As mais visitadas são Derinkuyu (a mais profunda, com oito andares) e Kaymali (a mais larga, com quatro andares abertos ao público.)

A surpresa subterrânea não é menor, porém, que o interesse despertado pelo que está acima da terra. A paisagem insólita vislumbrada é fruto da ação vulcânica, cujas lavas deram origem às rochas porosas, que foram moldadas pelo capricho e criatividade de vento e água. Assim, formaram-se as esculturas de “chaminés de fadas” e, dentro delas, os habitantes fizeram suas casas e igrejas, pois elas ofereciam conforto térmico adequado para as mudanças de temperatura.

Como Chegar

Como chegar à Turquia
Quem está do Brasil conta com o serviço de diferentes empresas aéreas para chegar à Turquia, e a única que tem voos diretos para o país (Istambul), é a Turkish Airlines, que tem voos diários partindo de São Paulo. Além dela, há voos com a KLM (conexão em Amsterdam), Air France (conexão em Paris), Lufthansa (conexão em Frankfurt), Swiss (conexão em Zurique), etc.

Como chegar à Capadócia

Estando na Turquia, especialmente em Istambul, a melhor opção para chegar à Capadócia é de avião. Como a viagem por via terrestre pode levar 12 ou 13h, o voo, que tem apenas 1h15 de duração, é certamente a maneira mais rápida e prática.

Há dois aeroportos que servem a região da Capadócia, um deles em Nevsehir e o outro em Kayseri. O Aeroporto de Nevşehir, ou Nevşehir Kapadokya Airport, é o mais conveniente para explorar a região, porque tem uma localização melhor e está a apenas 40 km de Göreme, uma das principais cidades-base para se hospedar.

O lado negativo desse aeroporto é que ele pertence a uma cidade pequena, com pouco mais de 100 mil habitantes, portanto tem uma capacidade limitada e poucos voos diários.

Onde Ficar 

Como você já deve saber, a Capadócia é uma região formada por diferentes cidades e vilas. Escolher bem o local de hospedagem é importante, pois os pontos turísticos ficam afastados uns dos outros e porque, geralmente, quem vai ao lugar fica poucos dias, portanto a boa localização significa economia de tempo no deslocamento. Se você não tiver um carro, também é importante escolher um lugar onde se possa fazer algumas atividades caminhando. Entre as opções de cidades para se hospedar na Capadócia estão Göreme, Ürgüp, Uçhisar e Avanos, com cerca de 13.000 habitantes.

Adanos Konuk Evi

Situado em Avanos, o Adanos Konuk Evi está decorado com mobiliário artesanal, tradicional da região da Capadócia. Este alojamento de luxo apresenta salas de estar com televisões de ecrã plano e varandas com vista para a paisagem da Capadócia. Todas as acomodações possuem uma cozinha bem equipada, esculpida em pedra natural. Também têm acesso Wi-Fi gratuito, um mini-bar e comodidades para preparar chá/café.

As atividades disponíveis incluem passeios a cavalo e karaoke. As crianças têm ao seu dispor um parque infantil. O Adanos Konuk Evi disponibiliza estacionamento gratuito no local e um serviço de aluguer de automóveis. O restaurante propõe uma selecção de pratos locais. As bebidas refrescantes do bar podem ser saboreadas no terraço.

Safran Cave Hotel

Este hotel de gerência familiar, situado em uma residência reformada do tipo caverna em Göreme Tarihi Milli Parkı, oferece quartos com Wi-Fi gratuito. A propriedade dispõe de um jardim autêntico com flores e recepção 24 horas. Para sua comodidade, o estacionamento público está disponível gratuitamente no local.Os quartos do Safran apresentam TV de tela plana, piso de azulejo e móveis no estilo da Capadócia. Além disso, todas as acomodações possuem banheiro privativo que pode incluir banheira de hidromassagem.

Você pode desfrutar do café-da-manhã no terraço ou utilizar o serviço de quarto do estabelecimento.Na cidade, você pode alugar carros e bicicletas ou fazer passeios a cavalo ou em balões. A equipe do hotel fornece os serviços de passar roupa e lavanderia. Para a sua conveniência, o serviço de translado para o aeroporto também pode ser providenciado. O Safran Cave Hotel está localizado a apenas 2 minutos de caminhada dos restaurantes, ruas comerciais e principais pontos de ônibus de Göreme. O museu ao ar livre fica a 20 minutos a pé do local.

Kayakapi Premium Caves Cappadocia

A apenas 1 km do centro da cidade de Urgup, o Kayakapi Premium Caves está situado em cavernas históricas restauradas. A propriedade oferece WiFi gratuito e suítes elegantemente decoradas com lareira e vista da Capadócia. Os quartos e suítes do Kayakapi Premium Caves Cappadocia possuem piso aquecido, ar-condicionado, HDTV de LED, cafeteira Nespresso, lareira, base para iPod ou Android e amenidades de banho gratuitas. Algumas suítes incluem varanda térrea ou terraço privativo.

O Restaurante Maide serve um farto buffet de café da manhã, que inclui especialidades da Capadócia e internacionais. Você também pode desfrutar de almoço e jantar à la carte, com pratos das culinárias local e internacional. O Bistrô Manzara serve lanches leves, acompanhados por uma vasta seleção de bebidas. O Spa Kayakapi está localizado na histórica Mansão Davut Agha, bem ao lado da piscina, e o Restaurante Maide fica na extremidade inferior do Kayakapi Premium Caves. Você pode contar com recepção disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. além de serviço de quarto e serviço de translado gratuito para o centro de Urgup, mediante pedido.

O Kayakapi Premium Caves Cappadocia fica a apenas 10 km do Parque Nacional de Goreme e a 13 km do centro da cidade de Avanos. Já o Aeroporto Kayseri Erkilet está a 75 km de distância. Há estacionamento privativo gratuito disponível no local.

O que Fazer 

Fazer passeios é uma das maneiras de conhecer os principais pontos turísticos da Capadócia e as empresas que trabalham com turismo têm roteiros similares. As empresas que fazem passeios organizam tours privados e compartilhados, com um roteiro em que se faz paradas em vários pontos turísticos ao longo do dia.

Se você optar por um tour compartilhado, deverá realizar o passeio em um carro tipo van, junto com outros turistas e um guia irá acompanhá-lo e explicar sobre os pontos de interesse. O passeio privado funciona da mesma forma, com o diferencial de que o veículo deverá ser menor e nele irão apenas as pessoas que você desejar. Como o tour compartilhado é pago por pessoa, ele pode não ser uma opção vantajosa para quem viaja em um pequeno grupo, nesse caso, o tour privado, além de oferecer um serviço mais personalizado, poderá ter um preço melhor.

Tour 1: Cappadocia Tour (dia todo) – Uçhisar Castle, Goreme Open Air Museum, Çavuşin Old Village, Paşabağ Fairy Chimneys, Avanos Pottery Demonstration, Devrent Valley, Ürgüp Fairy Chimneys, Cappadocia Carpet Factory.

Tour 2: Ihlara Tour (dia todo) – Göreme Panorama, Derinkuyu Underground City, Ihlara Valley, Yaprakhisar Panorama, Selime Monastery, Pigeon Valley, Onyx Demonstration.

Tour 3: Soğanlı Tour – Mustafapaşa (Sinassos Village), Keşlik monastery, Taşkınpaşa Caravanserai, Soğanlı Valley, Cemil Village, Sobesos Ancient City, Ürgüp Cave Wine.

 Voo de Balão na Capadócia

Voar de Balão na Capadócia é uma coisa tão linda que nosso desejo é que cada pessoa do mundo tivesse a oportunidade de fazer o mesmo pelo menos uma vez na vida. A paisagem é indescritivelmente bela, o silêncio quando você está voando transmite muita paz e, lá do alto, a gente pode sentir como a natureza é grandiosa. O sucesso não é em vão.

O voo acontece de manhã bem cedo e sua realização depende que as condições climáticas estejam favoráveis, ou seja, céu com poucas nuvens e ventos moderados. Como é feito de manhã bem cedinho, porque as condições climáticas também são melhores nesse momento do dia, o horário do voo de balão depende do horário de nascimento do sol. Em junho, nasce às 5h15 e, em dezembro, às 6h58. Nossa sugestão é que você marque o voo de balão na sua primeira manhã na Capadócia; se não for possível, tente no dia seguinte. Por isso, tente ficar duas ou três manhãs por lá, assim você tem mais chances de voar.

Escolhendo uma Agência

A quantidade de agências é enorme (são quase 30), o preço é altíssimo e é muito importante que você se preocupe em fazer o passeio com uma agência idônea. Embora acidentes sejam raros, ao fazer um voo de balão, sua vida está nas mãos de uma outra pessoa, que deve ser muito capacitada para realizar o passeio.

Na hora de escolher a agência, observe o preço, claro, mas não resuma sua busca apenas ao valor. Pesquise também a quantidade de pessoas que irão na cesta, o tempo de voo (que pode ser de uma hora ou 1,5h), quais são os serviços que aquela agência oferece e a opinião de quem já os utilizou.

Compras

Não vá para a Capadócia pensando em fazer compras, essa não é a vibe do lugar. Você encontrará, sim, muitas lojinhas, mas elas são voltadas para lembranças de viagem e artesanato; nada de lojas de roupas e grifes famosas a Capadócia tem cidades pequenas, limitadas e muito rústicas para isso. Quanto às compras, você encontrará várias lojas que vendem lembranças e artesanato de viagem e poderá conseguir bons preços. Há produtos como luminárias coloridas, tapetes, tecidos, artigos de decoração, etc.

Negociar o preço é parte da compra, então não se acanhe. Barganhe para conseguir um preço melhor nos produtos que for comprar.

Gastronomia

A Turquia é um país com culinária riquíssima As chances de não saber nada sobre a gastronomia do país antes de fazer sua viagem e voltar ao Brasil apaixonado por ela são grandes. Embora eles usem condimentos diferentes e tenham pratos que não conhecemos, dá para dizer que a comida turca tem bastante semelhança com a brasileira. Nos pratos, usa-se muitas verduras, legumes; você encontra saladas, frutas, castanhas, iogurte e até arroz.

O Kale Terrasse é uma opção em Göreme para experimentar a cozinha turca e da Capadócia. A comida turca se parece um pouco com a do Brasil, é normal encontrar nos cardápios uma carne acompanhada de purê de batatas ou salada e arroz, e o Kale Terrasse tem várias dessas opções que soam familiares aos brasileiros. O cardápio tem muitas opções e os pratos são bem servidos, há tanto opções bem típicas da Turquia quanto outras mais universais.

O ambiente do restaurante é rústico, com tapetes turcos, pedras e tecidos de cores fortes; algumas de suas mesas são baixas para que as pessoas façam sua refeição sentadas. Em nossa experiência, o atendimento foi seco, mas não temos reclamações. O valor é justo e a comida saborosa. Aliás, comer bem na Turquia não exige que você gaste muito dinheiro.

Dinheiro na Capadócia

A moeda utilizada na Turquia é a lira turca (TRY), representada pelo símbolo ₺. Ela é muito difícil de ser encontrada no Brasil, por isso, se você quer comprar a moeda, a melhor opção é comprar dólares e, principalmente, euros no Brasil e, após chegar na Turquia, trocar esse dinheiro por lira. Outra opção para ter a lira turca em mãos é fazer o saque de sua conta corrente na Turquia diretamente em lira-não se esqueça de desbloquear o cartão para que a operação possa ser realizada.

Por conta da proximidade da Turquia com a União Europeia, alguns serviços no país são precificados em euro e geralmente podem ser pagos em euro também. Hotéis e agências de passeios, por exemplo, costumam aceitam euro como forma de pagamento. Estabelecimentos menores e serviços cotidianos nem sempre aceitam essa moeda.  Os cartões são bastante aceitos na Turquia, mas na Capadócia, uma região ainda rudimentar, apenas estabelecimentos turísticos ou de maior porte costumam aceitá-los. As agências e hotéis geralmente aceitam cartão sem problemas.

Dicas

Brasileiros que viajam a turismo para a Turquia por até 90 dias não necessitam de visto, apenas do passaporte com uma página em branco. O passaporte deve ser válido no momento da entrada e saída do país. Nenhuma vacina é obrigatória para entrar na Turquia.

Na Capadócia, muitos hotéis e agências de passeios aceitam outras moedas e você consegue, por exemplo, pagar seu voo de balão ou sua hospedagem em euros. É curioso, porque alguns serviços nessa região já têm seus valores fixados em euro, e não em lira.

Independente da época em que você decida viajar, leve roupas de frio. Faz calor nos dias de verão, mas durante a noite pode ficar bem fresco-é normal fazer calor de dia e frio de noite. Ter um tênis ou calçado de trekking é importantíssimo para fazer os passeios com conforto. Salto alto, calçados abertos ou que não ofereçam firmeza aos pés não têm nada a ver com a Capadócia, porque o lugar tem muita terra e superfícies irregulares para caminhar.

Língua: O turco é a língua oficial da Turquia, mas o inglês também é muito falado, principalmente por pessoas que trabalham com turismo. Os turcos são um pouco brutos no seu modo de lidar com as pessoas, mas muitos que falam inglês (e, às vezes, quem não fala também) são solícitos em ajudar turistas. O alfabeto da língua turca é de origem latina e tem mais consoantes e vogais do que o nosso; no seu alfabeto há algumas letras a mais a fim de caracterizar melhor alguns fonemas da língua. Embora o turco seja completamente diferente do português, vez ou outra você irá identificar algumas semelhanças com nossa língua.

Energia: A rede elétrica da Turquia é de 230V/50Hz e suas tomadas são de dois pinos redondos “afundados”.

O fuso horário de Istambul e Capadócia é o UTC +2. No horário de verão europeu, ainda há uma hora a mais de diferença para o Brasil.

Para facilitar sua estadia, sugerimos que você compre um chip pré-pago para utilizar a internet em seu smartphone. Conexão com a internet pode ser útil para fazer uma tradução para o turco, saber a localização de um ponto turístico, saber como chegar a um determinado lugar, ver o horário de abertura de um estabelecimento e muitas outras coisas.

Quando ir

A Capadócia é uma região da Turquia com atrações que podem ser visitadas o ano inteiro. Sua temperatura média anual (dados de Nevsehir) é de 10ºC, com médias no verão de 18ºC e no inverno de 1ºC. As chuvas podem ocorrer ao longo de todo o ano; geralmente, os verões são mais secos e os invernos são mais úmidos.

Assim como em outros destinos da Europa e Ásia, as estações são bem definidas e isso é que provoca muita diferença na hora de escolher o período da viagem. Além da paisagem ser diferente dependendo das estações, é preciso pensar que esse é um lugar onde muitos dos pontos turísticos ficam a céu aberto, portanto, escolher um mês em que as temperaturas não são tão amenas deixarão os passeios mais confortáveis. O voo de balão, por exemplo, é bem mais interessante no verão; se a média no inverno é de 1ºC em terra firme, imagine o frio que pode fazer lá em cima enquanto você voa de balão.

Por conta da menor quantidade de chuva e da temperatura mais agradável, a alta temporada na Capadócia é o verão (junho a setembro). Nesse período, a região vive seus dias mais movimentados e mais quentes e chega a atingir 15h de sol por dia. No verão, há mais dias de céu aberto e as condições climáticas para voar de balão são melhores, é por isso que, durante essa estação, a quantidade de balões no céu é impressionante! Viajar no verão não significa que você terá dias insuportavelmente quentes. A Capadócia é um lugar alto, então a temperatura poderá ser alta durante o dia, mas durante a noite pode cair bastante. Independente da época em que você viajar, é importante levar um agasalho para se proteger do frio e do vento.

O inverno (dezembro a março), embora rigoroso, também tem o seu charme, principalmente se você der a sorte de pegar as cidades com neve! Os passeios ao ar livre ficam um pouco mais difíceis de serem feitos, é verdade, mas por outro lado, a paisagem fica completamente diferente. No inverno, os dias duram menos e têm cerca de 10h de sol diariamente. Caso não queira pegar muito frio, uma boa alternativa é viajar nos meses da primavera e verão, que são meses de transição, sem tanta gente, que podem ter temperaturas mais agradáveis do que o inverno.

Referências:

http://guia.melhoresdestinos.com.br/capadocia-183-c.html

http://viagem.uol.com.br/guia/turquia/istambul/roteiros/capadocia-surpreende-com-rochas-inusitadas-e-cidades-subterraneas/index.htm

http://www.booking.com/index.pt-br.html?sid=4b9cdd62d22a733a74905d41a8fb6484;dcid=1;bb_ltbi=0&sb_price_type=total&

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado