Conheça a cidade italiana com cenário de conto de fadas

A mesma Itália que abriga o Coliseu e a Torre de Pisa pode revelar cenários curiosos, quase tirados de contos de fadas. Um deles é a cidade de Alberobello, localizada no sul do país. Ela traz como diferencial antigas construções chamadas trulli, caracterizadas por telhados em forma de cone, os quais, vistos de cima, formam um panorama curioso, que dá a impressão de uma vila habitada por duendes.

As pequenas construções surgiram no século 16 e são inspiradas nas tholoi, edificações da Pré-História e da Antiguidade que apresentavam formato similar e eram utilizadas como residências, fortificações e até túmulos nos arredores do mar Mediterrâneo. Seus telhados são compostos por materiais como lajes de calcário empilhadas, e embaixo desses peculiares tetos podem ser encontradas casas, hotéis, pousadas, restaurantes, adegas e lojas de souvenires.

Há também algumas residências abertas para visitas e templos religiosos coroados pelo telhado cônico, como a Igreja de Santo Antônio, aberta ao público em 1927.

Atualmente há 1,5 mil trullis na cidade, e a região se tornou um ponto turístico para viajantes europeus. Para evitar as ruas lotadas de turistas, o ideal é visitar a cidade nos meses de abril e maio, quando as vielas estão mais tranquilas, ao contrário de junho e setembro. Com cerca de 11 mil habitantes, Alberobello está situada a aproximadamente 500 quilômetros da cidade de Roma (veja abaixo no mapa), e uma dica para quem quer ter uma vista panorâmica do conjunto de trullis é ir atá a Piazza del Popolo.

Fonte: https://goo.gl/

Tagged ,