XVII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais

O número crescente de catástrofes – naturais ou provocadas pela ação do homem – e o impacto destas sobre as populações e economias afetadas, têm despertado a atenção e preocupação de governos, empresas e academia. Boa parte da pesquisa sobre essas operações tem seu enfoque em logística e nos esforços para armazenar, transportar e distribuir suprimentos necessários para amenizar o sofrimento das pessoas e áreas afetadas por essas catástrofes – esse é o maior desafio para a Gestão de Operações. Entretanto, estudos mais recentes vêm ampliando o seu escopo para incluir todos os processos de Gestão da Cadeia de Suprimento. Questões sobre coordenação e planejamento, necessários às situações de catástrofes, têm despertado interesse da academia e das diversas organizações envolvidas nas operações de ajuda humanitária.

Outro desafio que se coloca no cenário atual e que tem sido amplamente discutido em diversas áreas de conhecimento é a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável. A existência de problemas ambientais globais, como os relacionados às mudanças climáticas, leva a uma crescente demanda da sociedade para que as empresas incorporem cada vez mais questões socioambientais aos seus modelos de negócio e para que contribuam com a melhoria dos padrões de produção e de consumo em todo o mundo, por meio de inovação e de uma integração mais racional de cadeias suprimento. A Gestão de Operações pode ajudar a promover e fortalecer as condições necessárias à promoção desse desenvolvimento sustentável.

Esses dois grandes temas tem em comum a necessidade de envolver diferentes atores – governo, empresas, academia e sociedade civil organizada, além disso, temos a adoção de uma abordagem transversal no planejamento e execução de ações que conduzam a uma sociedade global, cujo modelo de desenvolvimento mostre-se economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente adequado.

Reconhecendo a importância e a inter-relação entre esses temas, bem como o papel da academia nesse debate, a comissão organizadora escolheu “Operações Humanitárias e Cadeias Sustentáveis” como tema do SIMPOI 2014.

Embora trabalhos que abordem o tema central sejam encorajados, o evento está aberto a todos os temas da Área de Produção e Operações ou a ela relacionados.

Local do evento

Criado em 1999, por duas das mais importantes escolas da FGV, a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) e a Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE), o FGV Management é responsável por levar o conhecimento e a tradição da pesquisa acadêmica até o mercado, por intermédio de seus cursos de pós-graduação lato sensu, incluindo os chamados MBAs, aperfeiçoamento e atualização.

Agência Oficial de Turismo – Levitatur Viagens 

Para mais informações acesse: http://levitatur.com.br/xvii-simpasio-de-administraaalo-da-produaalo-logastica-e-operaaaues-internacionais/hoteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado